Acontece no dia 8 de março, sexta-feira, o lançamento da exposição Amanhã Serei Raiz, do Coletivo 1MULHERporM2, no Espaço Francisco Leopoldo e Silva da Área de Museus de Taubaté. A mostra fica até 20 de abril e a entrada é gratuita.
Uma das principais bandeiras do Coletivo são as obras com dimensão de 1m², fazendo uma relação simbólica entre a ocupação literal de um espaço físico restrito e sua analogia ao limitado espaço ocupado pela mulher na sociedade atual.
O conceito da mostra - Amanhã Serei Raiz - é resgatar o feminino e a ancestralidade por meio das raízes culturais, sociais e antropológicas, trabalhadas de forma ampla ou pessoal.
A exposição conta com 13 obras das artistas Ana Roberta Lima, Bia Parreiras, Cami Onuki, Carla Venusa, Fulvia Molina, Iara Venanzi, Karen Caetano, Laura Corrêa, Lucrécia Couso, Lynn Carone, Melissa Haidar, Paula Marina e Tina Leme Scott, que usaram técnicas multimídia, pintura, desenho, fotografia, colagem e gravura.
Cada artista traz um conjunto de obras composto por três elementos: imagem, texto e livro de artista, que se complementam e oferecem uma leitura plural de seu universo poético. Os livros de artista aproximam o espectador do processo criativo, ampliando a possibilidade de uma interação viva e sensível com as obras.
A Área de Museus de Taubaté fica na avenida Santa Luiza de Marillac, 1481, Vila São José.
ATIVIDADES
Durante o período da exposição serão oferecidas oficinas de criação e reprodução de imagens, tais como monotipia, isogravura e carimbos por meio de materiais acessíveis, que serão ministradas no Teatro Conceição Molinario; oficina de fotografia no Museu da Imagem e do Som de Taubaté - MISTAU; e a palestra on-line sobre organização e gerenciamento de coletivos artísticos.
COLETIVO DE ARTISTAS
1MULHERporM2, que está comemorando em março cinco anos de atividade, é um grupo de mulheres artistas visuais que propõe discussões sobre o papel da mulher na sociedade e na arte contemporânea. Essas artistas vêm, com suas poéticas, realizando obras e intervenções em espaços públicos e institucionais.
A exposição Amanhã Serei Raiz foi premiada pelo Edital ProAC 13/2023 - Artes Visuais | Circulação de Exposição, do Governo do Estado de São Paulo, e Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, possibilitando dar continuidade, este ano, ao seu projeto de itinerância por cidades do interior paulista, expandindo o diálogo e as trocas nas diversas regiões do estado por meio da arte.