Árvore de Livros participa da primeira edição do Festival de Literatura de São José dos Campos

Instalação "Um mergulho na Floresta Digital" propõe imersão no mundo da leitura


A Árvore de Livros, plataforma digital que estimula a leitura de alunos em cerca de 500 de escolas por todo país, vai participar de segunda até sexta (7 a 11/10), do primeiro Festival Literário Joseense (Flij 2019), realizado pela Prefeitura de São José dos Campos (SP), por meio da Secretaria de Educação e Cidadania. Os visitantes poderão conhecer a exposição imersiva da Árvore, "Um mergulho na Floresta Digital", de 8h às 17h, no Centro de Formação do Educador (CEFE), no bairro Santana.

 A edtech vai levar a arte milenar de ouvir e narrar histórias para dentro de um ambiente mágico: grupos de estudantes entrarão dentro de um livro, que abrigará a contação de histórias a partir de um tablet. A imersão acontece na companhia de mascotes inspirados em espécies brasileiras em risco de extinção, o macaco-aranha, Otto; a anta-brasileira, Juca; a tartaruga-oliva, Lili; o lobo-guará, Áli e o soldadinho do Araripe, a ave Duda. Durante a imersão, o público infanto-juvenil será incentivado a mergulhar no debate: "Como proteger a natureza?".

Não é de hoje que a Árvore de Livros marca presença na formação de leitores de São José dos Campos. Contratada pela secretaria de educação, a plataforma, que está em todas as escolas do município desde 2018, já garantiu algumas conquistas para os estudantes joseenses. Os mais de nove mil alunos do 4º, 5º e 9º ano da rede municipal alcançaram um nível de leitura acima da média: são cerca de 17 livros lidos por estudante só neste ano de 2019.

Frequentemente, alunos da rede estão entre os ganhadores da Liga de Leitores, campeonato interno disputado entre escolas de todo o Brasil parceiras da Árvore de Livros. Além disso, pesquisa realizada pela Sincroniza Educação, em parceria com a Prefeitura de São José dos Campos e com quase três mil alunos da rede, mostrou o impacto positivo da implantação da Árvore: 77,4% dos alunos do município afirmaram que passaram a ler mais com a plataforma.