A Prefeitura de Caçapava organizou neste ano uma programação cultural especial para celebrar o aniversário de 168 anos da cidade. A Praça da Bandeira será o palco principal das atrações no próximo final de semana, de 13 a 16 de abril. A programação é gratuita.
Entre os destaques estão a primeira edição de uma feira noturna com produtos artesanais, na quinta-feira (13), a partir das 18h; um festival de bandas e fanfarras no sábado (15), às 8h30; e um baile ao ar livre na Praça, também no sábado, a partir das 20h.
A Feira Noturna é um projeto da Secretaria de Cultura e Turismo que tem por objetivo fomentar a economia criativa no município. Os expositores foram selecionados a partir de um chamamento público que acabou de ser lançado pela Prefeitura. Os credenciados passarão a atender a todos os eventos organizados ou apoiados pelo Município. Em razão disso, a feira será itinerante.
Nesta primeira edição, em comemoração ao aniversário da cidade, participam 50 artesãos e produtores locais e mais oito food trucks. A feira começa às 18h, na Praça da Bandeira, com programação musical especial, animada pela Banda Taiada, de Caçapava, a partir das 20h.
1º Festival de Bandas e Fanfarras
Caçapava espera reunir cerca de 350 participantes no 1º Festival de Bandas e Fanfarras, evento organizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo e apoio da Secretaria de Educação. Os desfiles ocorrerão no dia 15 de abril, das 8h30 às 12h, na Av. Cel. Manoel Inocêncio, até a Praça da Bandeira.
O objetivo do evento é promover o intercâmbio entre os integrantes da BAMAC - Banda Marcial de Caçapava e músicos de bandas convidadas do Estado de São Paulo.
Participam a Banda Marcial Maria Eugênia, de Mogi das Cruzes; a Banda Municipal Natividade da Serra, de Natividade da Serra; a Banda Projeto Municipal Lyra, de Arujá; Banda Municipal de Redenção da Serra; banda da EMEF Professora Cynira Oliveira de Castro, de Mogi das Cruzes; e a BAMAC, de Caçapava.
Cada banda trará pelo menos 50 integrantes e terá 30 minutos para se apresentar, incluindo as músicas de entrada, de saída, e duas músicas paradas.
O encerramento será um desfile-show com a BAMAC, que levará mais de 100 integrantes para a Avenida, incluindo corpo coreográfico com oito integrantes, sete balizas e 25 integrantes da escolinha de baliza da BAMAC. Além da participação de artistas convidados. Todas as bandas do festival receberão um troféu de participação.
O projeto da BAMAC foi criado pela Prefeitura de Caçapava em janeiro de 2017 e implantado por meio de uma parceria entre a Secretaria de Educação e Secretaria de Cultura e Turismo.
Atualmente, desenvolve um programa de educação musical que atende cerca de 500 crianças de 6 a 12 anos em escolas municipais de ensino fundamental de Caçapava, no contraturno escolar. O objetivo é resgatar a tradição das bandas e fanfarras no município.
Além disso, atende cerca de 40 crianças nas aulas de instrumentos musicais e dança na sede da Secretaria de Cultura.
A banda participa regularmente de eventos no município e também de competições realizadas fora de Caçapava, tendo sido premiada em concursos como o Campeonato Estadual de 2022, quando sagrou-se campeã na categoria infantojuvenil, e o Campeonato Brasileiro de 2022, tendo sido campeã na categoria infantojuvenil, entre outros.
Baile de aniversário ao ar livre
Um grande baile ao ar livre é o que promete a programação do aniversário de Caçapava, no sábado (15), a partir das 20h, com a realização da "Noite Dançante na Praça".
A ideia é reproduzir no local a atmosfera de um baile, com banda ao vivo, espaço de dança e mesas decoradas. No total, serão disponibilizadas 60 mesas com quatro cadeiras cada.
A animação fiará por conta da banda Gruporão, de Caçapava, que preparou um repertório especial para a ocasião com ritmos dançantes como boleros e sambas.
É a primeira vez que um evento semelhante é realizado no aniversário da cidade, na Praça da Bandeira. O objetivo é celebrar os 168 anos de Caçapava promovendo a interação entre moradores e visitantes.
Roda de samba com Luara e as Comadres
Um show com o grupo Luara e as Comadres no domingo (16) encerra a programação do final de semana na Praça da Bandeira. O espetáculo será uma roda de samba e começa às 20h.Participam a cantora Luara Oliveira e as instrumentistas Laura do Cavaco, Marilua Azevedo, Raquel Nascimento, Carol D´avila e Ludmila Santos.