Cachoeira Paulista recebe exposição itinerante sobre a Língua Portuguesa

Caminhão com circuito de atividades interativas sobre nosso idioma estará na cidade, trazendo jogos e cultura para crianças e adultos


São ao todo 300 metros quadrados de espaço que permite aos visitantes realizarem um mergulho na cultura e na arte dos países que falam o portuguêsSão ao todo 300 metros quadrados de espaço que permite aos visitantes realizarem um mergulho na cultura e na arte dos países que falam o português (Foto : Divulgação)

Os moradores de Cachoeira Paulista poderão visitar na próxima sexta-feira (06) a exposição itinerante "A Energia da Língua Portuguesa", iniciativa da EDP São Paulo que já atraiu quase 11 mil pessoas pelas cidades em que passou. O caminhão com atividades interativas sobre o português estará no estacionamento do Ginásio Municipal de Esportes Avelino Pinto Ventura, das 10h às 19h. A atração é gratuita e aberta ao público.

São ao todo 300 metros quadrados de espaço que permite aos visitantes realizarem um mergulho na cultura e na arte dos países que falam o português, entre eles, principalmente, Brasil e Portugal. O destaque fica com as peculiaridades e diferenças do português falado em ambos os países, além de curiosidades sobre expressões comuns do idioma, considerado o quinto mais falado do mundo e o mais utilizado no hemisfério sul.

Do lado de fora, a exposição traz uma espaçosa área externa que convida os visitantes à leitura e à convivência, com puffs espalhados e estantes recheadas de livros.  Conta também com  um painel de LED, que se transforma em uma tela de cinema, na qual são exibidos filmes inspirados na literatura brasileira.

"
A Energia da Língua Portuguesa" partiu do Parque Ibirapuera, na capital paulista, e integrou a programação paralela da 15ª edição da Flip (Festa Literária Internacional de Paraty), em julho. Também já visitou as cidades de Cachoeiro de Itapemirim, Vitória e Linhares, no Espírito Santo, a capital carioca, no Rio de Janeiro, e os municípios de São José dos Campos e Guarulhos, em São Paulo.