Centro de Estudos Teatrais conta com espetáculo de dança "Menino Assum Preto"

O trabalho de dança retrata, por meio do corpo, o trabalhador periférico e o seu estilo de vida


O palco do CET (Centro de Estudos Teatrais) recebe neste sábado, às 21h, o espetáculo de dança "Menino Assum Preto", do grupo Grupo Flying Low. "Menino Assum Preto" é um trabalho de dança que retrata, por meio do corpo, o trabalhador periférico e o seu estilo de vida massificante em busca de capital.

O coletivo utiliza a história e metáfora do pássaro nordestino Assum Preto, da música letrada pelo artista Humberto Teixeira e cantada por Luiz Gonzaga, usando a imagem da comercialização do pássaro para retratar o estilo de vida do trabalhador periférico em grandes centros urbanos como São Paulo.

O espetáculo propõe uma metáfora entre o desespero de ser engaiolado, no contexto contrabandista em que o pássaro "Assum Preto" está inserido, e o ritmo repetitivo presente no cotidiano urbano e comercial, traçando um paralelo entre a agonia do pássaro como produto e a agonia do cotidiano da classe trabalhadora.

A apresentação é recomendada para maiores de 12 anos. O ingresso é solidário - um pacote de trigo ou fubá - e pode ser reservado no site da FCCR. A peça é viabilizada pelo ProAc (Programa de Ação Cultural de São Paulo), do Governo do Estado de São Paulo.

O Grupo

O Grupo Flying Low foi formado em 2016 com o intuito de desenvolver trabalhos de pesquisa cênica com uma linguagem híbrida, partindo dos cruzamentos de  danças urbanas e de conceitos de dança contemporânea, utilizando como ferramenta de criação a dança Breaking.