O Clube de Pindamonhangaba, realizou no último sábado (15), o curso oficial de arbitragem de Xadrez, ministrado pelo Árbitro FIDE (Federação Internacional de Xadrez), Érick Alexandre Moreira Ramos.
A aula foi realizada para um grupo selecionado de participantes, sendo eles:
Gerson Britto Ataíde, Gieds Nogueira Cabral, Mateus Pereira da Silva e Robson Daniel Paiva Miranda - Já integrantes do clube.
Thaís Pereira de Lima - professora da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer,
Carolina de Souza Santiago Vieira e Paulo Roberto Germano - Enxadristas convidados de Taubaté
O curso, que é reconhecido pela Confederação Brasileira de Xadrez (CBX), tem carga horária de 16 horas. Esse tempo é distribuído em 10 horas de vídeo aulas, 4 horas de aulas ao vivo e 2 horas para avaliação. Embora seja aberto a todos os interessados, é aconselhável possuir algum conhecimento prévio de xadrez.
No Quadro de Árbitros da CBX existem cinco categorias: I - Árbitros Auxiliares (AA), reconhecidos pela CBX; II - Árbitros Regionais (AR), também reconhecidos pela CBX; III - Árbitros Nacionais (NA), aprovados pela CBX; IV - Árbitros FIDE (AF), validados pela FIDE; e V - Árbitros Internacionais (AI), igualmente validados pela FIDE.
O objetivo principal foi de capacitar participantes para a função de Árbitro Auxiliar (AA). Conforme as normas da CBX para Árbitros, esses alunos estão habilitados a atuar somente em torneios realizados na Unidade Federativa onde possuem registro.
Existe uma grande falta de árbitros de xadrez em atividade no Brasil, o que complica o processo de contratação para competições tradicionais no Estado de São Paulo, tais como os Jogos Regionais, Jogos Abertos, Jogos dos Idosos, entre outros.
A aula deve contribuir para o aumento do número de profissionais em arbitragem e para elevar o nível técnico do xadrez na região. Ela capacita o aluno, seja um enxadrista, pai de atleta ou educador, a tomar decisões e compreender corretamente as adversidades que podem surgir durante um torneio da modalidade.
O curso foi financiado pela prefeitura de Pindamonhangaba, em contrapartida, os participantes se comprometeram a colaborar na arbitragem de eventos de xadrez promovidos pela Secretaria de Esportes e do Clube de Xadrez