Pindamonhangaba foi representada na I Mostra de Curta Experimental Cinemaloca, festival nacional de cinema realizado na cidade de Ribeirão Preto - SP. Dois curtas-metragens produzidos na cidade foram selecionados: "Pantanal em Chamas", da Cia Mônica Alvarenga, e "Privilegiadas", da Cia O Clã da Dança. O evento contou com o apoio da Lei Paulo Gustavo, promovido pela Prefeitura de Ribeirão Preto.
A exibição oficial ocorreu no dia 23 de maio, às 19h, com sessão presencial no Ateliê Cênico de Dança, em Pinda, e transmissão ao vivo online para o espaço Casa Cultural Maracutaia, em Ribeirão Preto. Após a exibição, os filmes ficarão disponíveis por três meses na plataforma de streaming www.cinemaloca.art.
"Para nós, artistas do movimento, das artes cênicas, é muito importante esse reconhecimento e essa oportunidade de mostrar que também fazemos cinema, mesmo que experimental. Fazemos arte no audiovisual também, pois a arte é democrática e é para todos", afirmou Mônica Alvarenga, diretora e roteirista de ambos os curtas.
Mônica Alvarenga é uma multiartista reconhecida internacionalmente, com trajetória que inclui a exibição de suas obras no Festival Elas, em Belo Horizonte, e em países como México, Chile, Peru e Espanha.
No curta "Privilegiadas", o elenco é composto pelas criadoras-intérpretes da Cia O Clã da Dança: Beatriz Mainara, Isabella Oliveira, Júlia Diniz (que também assina a maquiagem), Mônica Alvarenga (direção e roteiro) e Patrícia Ferreira.
As produções reafirmam o talento e a potência criativa de Pindamonhangaba, expandindo a presença artística da cidade para além das fronteiras locais, com destaque nacional e internacional.