Espetáculo "No palco, com Lélia Abramo" ganha apresentação online

Espetáculo solo que estreou em 2019 terá apresentação gratuita e em plataforma virtual no próximo dia 28 de outubro


A Cia Teatro da Cidade de São José dos Campos realizará na próxima quarta-feira (28), 20h, uma apresentação por meio da plataforma Zoom do espetáculo solo "No palco, com Lélia Abramo". A peça é encenada pela atriz Andréia Barros, com direção de Antonio Januzelli (Janô) e consultoria dramatúrgica de Adélia Nicolete.

Em seguida, haverá um debate com a diretora, atriz e dramaturga Gabriela Rabelo, que atuou com Lélia Abramo no SATED (Sindicato dos Artistas e Técnicos do Estado de São Paulo). O evento é gratuito.

Essa atividade encerra as apresentações previstas no projeto "Lélia Abramo, Uma Atriz", beneficiado pela lei municipal nº 9069, de 13 de dezembro de 2013, cuja estreia ocorreu no dia 5 de dezembro do ano passado, após quatro anos de processo de trabalho com pesquisas, entrevistas com pessoas que conviveram com a atriz Lélia Abramo, ensaios abertos e criação dramatúrgica.

Das sete apresentações previstas pelo projeto, seis foram realizadas até janeiro deste ano nas casas dos idosos e em espaços alternativos de São José dos Campos. Em função da Pandemia, a sétima apresentação presencial prevista no projeto foi desmarcada.  

Debate

Após a apresentação, haverá um debate com Gabriela Rabelo, primeira mulher a receber o prêmio de Melhor Dramaturgia em Língua Portuguesa pelo Instituto Camões e Funarte em 2013 com a obra Luiz Gama ou O Diabo Coxo. Fez doutorado na ECA-USP, na área de Teoria e História do Teatro - Dramaturgia. Como atriz, participou de vários espetáculos, entre eles Os Náufragos da Louca Esperança, do  Théâtre du Soleil, em sua excursão pelo Brasil; Pourquoi moi? da Arep Cie, espetáculo multi-linguagens criado na França e apresentado no Brasil, direção Emmanuelle Raynault; Interrogações, feito e dirigido por Yoshi Oida; Bella Ciao, Uma Lição Longe Demais. Trabalhou também em novelas e no cinema.

Sinopse

O espetáculo solo percorre a vida e a carreira de Lélia Abramo (1911-2004) que, mesmo iniciando sua carreira profissional aos 47 anos, conseguiu se firmar como uma das melhores atrizes de sua geração.

Além de sua trajetória marcante no teatro e na televisão, Lélia também ficou conhecida por sua forte participação na política e na cultura. Por conta disso, o espetáculo aborda o período da Segunda Guerra Mundial, quando Lélia viveu em Roma, sua militância política na época da Ditadura de Vargas e alguns de seus personagens famosos, como Romana, de "Eles Não Usam Black-Tie", de Gianfrancesco Guarnieri.

A peça tem como ponto de partida um encontro ocorrido entre Lélia Abramo e a atriz Andréia Barros, em 1990. Na época, Andréia era coordenadora da Comissão Municipal de Teatro de São José dos Campos e foi à casa de Lélia, que seria uma das juradas do Festivale, Festival de Teatro tradicional em São José dos Campos, para buscar alguns documentos.

O que era para ser breve acabou se prolongando mais que o previsto e se desenrolando em um longo bate-papo, que viria, quase três décadas mais tarde, dar origem a este espetáculo.