Exposição fotográfica "Pandemina" estreia em Jacareí nesse fim de semana

Iniciativa foi desenvolvida com mulheres da região do Vale do Paraíba


Em comemoração ao mês da mulher, a Suzano apoia a exposição   fotográfica "Pandemina", em Jacareí (SP), por meio da Lei de Incentivo à Cultura (LIC) e em parceria com a Fundação Cultural de Jacarehy. O evento, que terá início no próximo domingo (12), é um registro de coletivos vivenciados por mulheres do Vale do Paraíba, retratando o empreendedorismo feminino como instrumento de transformação e a ressignificação do papel da mulher nas relações familiares e no âmbito profissional.

Para destacar de maneira poética o trabalho dessas mulheres durante a fase pré e pós-pandêmica, Nadine Abrahão (fotógrafa, produtora cultural e poetisa) e a equipe criadora do projeto optaram por evidenciar a liderança das mulheres com profundeza, sutileza e realismo por meio da fotografia e um documentário. As profissionais fazem parte de  quatro coletivos regionais, são eles: Coletivo Nandi, Associação FênixInstituto Mirí e Instituto Suinã, que apoiam a comunidade na equidade social.

As fotografias serão a primeira parte do projeto, com início este mês, e em breve ocorrerá o lançamento do documentário. Essa iniciativa mostra o papel fundamental dos coletivos no processo de acolhimento. "Como mulheres que trabalham juntas, cada uma em sua área e com seus projetos pessoais, avaliamos que seria extremamente importante registrar e difundir o grande impacto da dinâmica das relações femininas dentro de uma perspectiva empreendedora e coletiva, citando a pandemia como pano de fundo, para o fortalecimento e a superação das dificuldades por meio do acolhimento entre elas", diz Nadine.

Lançamento

A abertura oficial da exposição "Pandemina" será realizada no domingo, dia 12 de março, das 16h às 18 horas, no Parque Cidade em Jacareí (SP), localizado: Av. Eng. Davi Monteiro Lino, 489 - Centro.  O evento é gratuito para toda a comunidade e a exposição seguirá aberta para a população até o dia 31 deste mês, das 6h às 22 horas.

"Queremos registrar o protagonismo gerencial das mulheres, fortalecer a autoestima e a representatividade feminina por meio da valorização de empreendimentos socioculturais liderados por elas. Além disso, destacar a produção fotográfica e audiovisual regional", finaliza Nadine.