A tradicional Festa de Santa Verônica chega à sua 190ª edição com uma intensa programação religiosa e cultural no Bonete, extremo sul de Ilhabela. A celebração, que homenageia a padroeira local, contará com novena, missa, quermesse, sorteios, shows e queima de fogos.
A programação religiosa começa nesta terça-feira (1º/7) com o início da novena, que segue até o dia 9. Já a festa social ocorrerá no fim de semana (dias 4 e 5/7) e integra o Circuito Cultural de Ilhabela, levando atrações musicais à quadra do Bonete a partir das 17h.
O acesso ao Bonete é feito apenas por trilha dentro do Parque Estadual de Ilhabela ou por barco, o que preserva o ambiente e confere um charme especial à festividade. Entre os destaques da programação estão o levantamento do mastro, a entrega da tradicional consertada, e as apresentações musicais com bandas regionais.
Juscelino Leite, conhecido como Jussa, é um dos moradores que mantém viva a tradição da consertada, bebida típica preparada especialmente para a ocasião. "É uma tradição da festa", destaca.
A sexta-feira (4) terá quermesse, sorteios e shows com Nico e Banda e a Banda Stillus, na quadra do Bonete. No sábado (5), data dedicada à Santa Verônica, haverá missa às 11h30 na Capela Santa Verônica, presidida pelo padre Marcelo. À noite, após a novena, acontece o tradicional leilão, sorteio de prêmios e uma nova queima de fogos. O show de encerramento será com a Banda Mandacaru, também na quadra.
A seguir, a programação completa:
Novena - de 1º a 9 de julho Horários:
Às 18h nos dias 1, 2, 3, 6, 7, 8 e 9
Às 19h nos dias 4 e 5
1º de julho (terça-feira)
Levantamento do Mastro, Entrega da Consertada e Queima de Fogos. A partir das 16h
4 de julho (sexta-feira) Circuito Cultural - Quermesse, sorteios e shows
Nico e Banda - 17h
Banda Stillus - 19h Local: Quadra do Bonete
5 de julho (sábado)
Missa com Padre Marcelo 11h30 | Capela Santa Verônica *Após a novena: leilão e queima de fogos
Banda Mandacaru - 17h Local: Quadra do Bonete
A Festa de Santa Verônica segue como símbolo da fé, tradição e identidade cultural do Bonete, reunindo moradores, visitantes e fiéis em uma experiência única de celebração e devoção.