Festival Internacional de Teatro de Sombras completa uma década de história

Edição que estreia em 05 de março traz grupos expoentes da linguagem do Canadá, Espanha, Bélgica, México, Argentina e Brasil


Desde a fundação em 2014 pela Cia Quase Cinema, sediada em Taubaté e fundada pelo casal de artistas Silvia Godoy e Ronaldo Robles, o Festival Internacional de Teatro de Sombras (FIS )reuniu ao longo de 10 anos, 39 companhias, sendo 18 do exterior e 21 do Brasil, contemplando um público de mais de 1500 espectadores por edição, entre residências artísticas, seminários, cursos e apresentações de espetáculos.

Em sua 10ª edição, o FIS oferece uma programação de espetáculos nacionais e internacionais, workshops e seminário entre os dias 5 e 12 de março. Neste ano, o FIS retoma a forma presencial com apresentações, workshops, oficina e seminário nas cidades de Taubaté, São Luiz do Paraitinga, Paraibuna e Pindamonhangaba.

A linguagem surgida no Sudeste da Ásia, velha tradição que ganhou rapidamente adeptos em todos os continentes foi mote para a criação da premiada Cia Quase Cinema, com montagens que dialogam com produções contemporâneas de todo o mundo. O festival é o único neste gênero no Brasil e um dos maiores da agenda nesta linguagem.

"Nossa intenção nesta edição é centrar nos caminhos que interligam essa forma de comunicação milenar com contextos, situações, tensões e mudanças que acontecem atualmente no modo de fazer e pensar o teatro, especialmente em suas formas animadas. O Teatro de Sombras permanece, afinal, como uma estética e uma arte cênica singular, delicada, onírica e acessível para todos os tipos de público, diz Robles, artista e fundador do Festival e da Cia Quase Cinema.

Além das apresentações a 10 edição do FIS trará ao público um Seminário, oficinas e workshops (confira a programação abaixo). Todas as atividades do FIS são gratuitas e sua conta com o apoio do governo do estado de São Paulo através do PROAC (Programa de Incentivo a Cultura da Secretaria de Cultura de Estado), CAIXA CULTURAL (Programa de Incentivo a Cultura da Caixa Econômica Federal), SESC e Prefeitura Municipal das cidades que o recebem.

5º SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE TEATRO DE SOMBRAS

Tema: TEATRO DE SOMBRAS E SUAS INTERFACES
Quais são as interfaces possíveis com o audiovisual, com a performance e com a ensino?

Teatro de Sombras e suas interfaces vai discutir o Teatro de Sombras em suas mais diferentes possibilidades e formas, priorizando o diálogo com novos modos de fazer e pensar e a interação com outras formas de expressão.

O Seminário reunirá artistas, estudantes, professores, pesquisadores, representantes de grupos de teatro, para analisar diferentes contextos, situações, tensões e mudanças que acontecem atualmente no modo de fazer e pensar o Teatro de Sombras.