Festival Vermelhos conta com 16 espetáulos e mais de 150 artistas em Ilhabela

O festival se destaca pela diversidade de expressões artísticas, unindo música clássica e popular


De 5 a 14 de julho, a Mata Atlântica do litoral norte do estado de São Paulo ecoará ao som da música clássica e popular com a sétima edição do Festival Vermelhos. O evento, que se tornou um marco cultural na ilha, terá sua abertura marcada pela São Paulo Companhia de Dança no Teatro de Vermelhos, sexta-feira (5), às 20h. A iniciativa é do Instituto Baía dos Vermelhos, concebido por Samuel Mac Dowell.

A São Paulo Companhia de Dança (SPCD), renomado corpo artístico da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, sob direção de Inês Bogéa desde 2008, apresentará obras como "Veias Abertas" de Poliane Fogaça, inspirada na obra de Eduardo Galeano e embalada pelas canções de Mercedes Sosa, e "Gnawa" de Nacho Duato, explorando os elementos naturais e a relação humana com o universo.

Além da dança, o festival oferece uma programação variada, como o duo de Amanda Maria e Leandro Cabral, apresentando seu novo álbum "Encontro" na Sala do Porão na sexta-feira, dia 5, às 22h30, e o recital do pianista Estefan Iatcekiw no sábado, dia 6, às 11h, no mesmo local. Estefan, premiado jovem pianista internacional, apresentará um repertório que inclui obras de Villa-Lobos, Chopin, Rachmaninoff e Prokofiev.

No sábado (6), às 16h, no Anfiteatro da Floresta, a Funmilayo Afrobeat Orquestra com "Substantivo Feminino" homenageia cantoras e compositoras negras da África e Brasil, promovendo novas narrativas sobre gênero e raça. E Egberto Gismonti encerra as atrações do sábado, às 20h, no Teatro de Vermelhos, revisitando seu repertório autoral que mescla influências da música popular e outras tradições culturais.

No domingo (7), a programação inclui a USP Filarmônica executando a "Cantata do Café" de J.S.Bach no Teatro de Vermelhos, às 17h, com entrada gratuita, e o recital da pianista Karin Fernandes na Sala do Porão, às 11h, destacando composições de Schubert, Liszt, Lang, Oswald, Rachmaninoff, entre outros.

O Festival Vermelhos é uma realização do Instituto Baía dos Vermelhos, com apoio da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura. Os ingressos estão disponíveis para compra online no site https://vermelhos.org.br/festival ou na Imobiliária Sérgio Hette, localizada na Rua Dr. Carvalho, 2, Centro de Ilhabela, das 11h às 18h.