Ilhabela lança IlhaCine e se estrutura para receber produções audiovisuais com apoio institucional
Nova Film Commission transforma o município em destino estratégico para produções nacionais e internacionais, com foco em economia criativa e desenvolvimento
A Prefeitura de Ilhabela lançou, na última sexta-feira (18/7), o "IlhaCine - Ilhabela Film Commission", uma política pública inédita que estrutura o município para receber produções audiovisuais e fotográficas com profissionalismo, organização e incentivo.
"Ilhabela é, por natureza, um cenário cinematográfico. Mas com o IlhaCine, vamos além: criamos as condições ideais para que o setor audiovisual enxergue na nossa cidade não só beleza, mas estrutura, organização e apoio institucional. É mais uma política pública que gera oportunidades, movimenta a economia criativa e projeta Ilhabela para o Brasil e o mundo", afirmou o prefeito Toninho Colucci, durante o lançamento.
Idealizado e construído desde 2024, o IlhaCine é fruto de uma consultoria com a SPCINE e da aprovação da Lei Municipal 1.636/2024, que oficializou a Film Commission de Ilhabela. Em 2025, o trabalho seguiu com a visita a quase 100 locações e a mobilização de todas as secretarias para criar um ambiente favorável ao setor, tornando Ilhabela um novo destino estratégico para produções nacionais e internacionais.
"Esse é um projeto que nasceu com planejamento e visão de futuro. O IlhaCine é um marco para a cultura da cidade, mas também para o turismo, a educação e o desenvolvimento econômico. Estamos falando de uma Ilhabela que se organiza para ser referência no setor audiovisual, com profissionalismo e acolhimento", destacou o secretário de Cultura, Marquinhos Guti.
A noite de lançamento contou com a apresentação da Camerata de Cordas da Fundaci, a exibição do documentário Travessia do Atlântico, de Beto Pandiani, e show musical de Marcelo Totó. Estiveram presentes o prefeito Toninho Colucci, o vice-prefeito João Pedro Reale Colucci, o secretário executivo da Cultura do Estado, Marcelo Henrique de Assis, o secretário de Cultura Marquinhos Guti, os vereadores Ezequiel Alves, Anísio Oliveira, Gabriel Rocha, Nanci Zanato, Drª Núbia Oliveira, além de outros secretários municipais e convidados especiais.
"O IlhaCine é resultado de um trabalho coletivo, técnico e comprometido. Visitamos dezenas de locações, ouvimos profissionais do setor e ajustamos processos internos para que Ilhabela esteja preparada para receber desde pequenas produções até grandes projetos. O que temos agora é uma Film Commission moderna, conectada com o que há de mais eficiente no Brasil e no mundo", concluiu a diretora do IlhaCine, Ana Claudia Carvalho.