Livro Infanto juvenil "A Cidade da Gente" conta a história de Pindamonhangaba

Com apoio da Novelis e a participação de alunos da rede pública, a obra é assinada pelo escritor José Santos


O  livro "Pindamonhangaba - A Cidade da Gente", traz lugares, personagens e tradições que contam a história do município e são apresentados como um grande roteiro para conhecer os encantos locais. O projeto, realizado pela Editora Olhares em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, foi patrocinado pela Novelis, líder mundial em laminados e reciclagem de alumínio, através da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura e produzido a partir da interação com professores e alunos da rede municipal de ensino, que definiram os temas a serem tratados e produziram redações sobre cada um deles. Assinada pelo escritor José Santos, a obra também contou com uma plataforma virtual de colaboração, divulgada nas demais escolas da cidade para professores e alunos.

Coordenador da pesquisa e autor do texto, José Santos já publicou dezenas de livros infantojuvenis. Ele visitou as escolas para realizar atividades com estudantes e professores, tanto de incentivo ao livro e a leitura, como também de memória. Por sua vez, a ilustradora Nara Isoda fez dezenas de ilustrações exclusivas para o livro, retratando de forma criativa cada assunto tratado.

De acordo com o Secretário de Educação e Cultura de Pindamonhangaba, Júlio César Augusto do Valle, o projeto contribui com uma de suas maiores propostas: estimular a construção da relação de pertencimento e da identidade de crianças como cidadãos de Pindamonhangaba. "A Cidade da Gente permitiu que conhecessem e escrevessem sobre nossa história, nossa cultura, nossa gastronomia. Durante a elaboração dos textos e mesmo antes, nas pesquisas e atividades que precederam a escrita, vimos nossas crianças orgulhosas da cidade em que vivem, compartilhando nossos pontos mais relevantes, dedicadas a um movimento de pesquisa intenso envolvendo saberes tradicionais, histórias, contos e causos. A participação e o engajamento da família e das professoras neste processo foram notáveis", explica o Secretário.

O lançamento do livro será realizado durante a Virada da Educação de Pindamonhangaba, no dia 20/10, às 15h, no CEU das ARTES. O evento, que contará com a presença do Prefeito Isael Domingues, Júlio César Augusto do Valle, Secretário de Educação e Cultura e representantes da Novelis - que abriga em Pindamonhangaba o maior centro de reciclagem e laminação da América do Sul - promoverá a capacitação de 40 professores e sessão de autógrafos com o autor e alunos participantes do projeto.

Segundo Eunice Lima, diretora de Comunicação e Relações Governamentais da Novelis América do Sul, o projeto ajuda a aproximar a comunidade local da sua história. "Conhecer melhor nossas origens e as tradições de nossa cidade nos torna cidadãos melhores e mais conscientes. A Novelis está em Pindamonhangaba há 40 anos e se orgulha em fazer parte dessa trajetória. Acreditamos que é nosso compromisso trabalhar para uma cidade melhor", declara a executiva.

A coleção "A Cidade da Gente" já passou por outras seis cidades, do Maranhão ao Rio Grande do Sul, investigando a história e o cotidiano de pequenas e médias cidades brasileiras com apoio das crianças de escolas públicas locais. O volume de Pindamonhangaba terá 2.600 exemplares, que serão doados à cidade.

anuncio