Minas Gerais: um paraíso de doces típicos

Receitas tradicionais retratam a história do estado e da cozinha mineira


Entre tantas tradições, Minas Gerais é famosa pela sua comida e por conquistar os visitantes pelo paladar. Com iguarias que datam do século XVII, os doces mineiros ganham um espaço muito especial nos livros de receitas tradicionais da região.

Após mais de 300 anos de história, os doces mineiros conquistam mundo afora pela mistura de sabores, texturas e cores que fazem a combinação perfeita. Com amor e dedicação, os mineiros unem ingredientes que são responsáveis por criar deliciosos doces tradicionais, caseiros e artesanais. Conheça alguns:

Doce de leite caseiro

O mais famoso da tradição mineira, o doce de leite caseiro é conhecido por todo o mundo como uma receita típica do estado e do Brasil. Presente nas cozinhas mineiras desde o século XVIII, ele é utilizado para compor outros doces e até rechear o famoso pão de queijo.

Para fazer essa iguaria, é só utilizar açúcar refinado, leite integral e margarina. Depois de levar tudo para a panela e mexer em fogo bem baixo, o segredo está em continuar mexendo por mais cinco minutos assim que o doce começa a desgrudar da panela, e, após desligar o fogo, mexer por mais três minutos.

Doces com frutas

Utilizar frutas é uma tradição da cozinha mineira: os doces de abóbora, mamão, goiaba,  laranja e banana são bastante apreciados pelos mineiros e conhecidos nacionalmente como uma receita da região. Por serem bastante versáteis, esses doces são conhecidos em diversas formas: cremoso, em pedaços, ralado ou cristalizado, basta escolher o tipo de corte da fruta na hora do preparo.

Os ingredientes para esses doces tradicionais são bem simples: açúcar, água e a fruta escolhida. Depois de juntar tudo em uma panela e deixar apurar bem, os doces podem ser incrementados com coco ralado, canela em pau, cravos ou limão a gosto.

Pé de moleque

O pé de moleque é tradicionalmente conhecido por todo o país e consumido em festas juninas, mas, em Minas Gerais, esse doce está presente no dia a dia dos moradores. Feito com amendoim torrado, rapadura (ou açúcar) e água, ele tem um preparo fácil e ótimo rendimento.

Basta colocar os ingredientes no fogo e mexer, até que o ponto fique semelhante ao de brigadeiro. Depois, é só untar uma forma e espalhar o doce com a espessura desejada. Depois de esfriar, basta cortar em pedaços, e está pronto.

O pé de moleque possui uma variação em algumas regiões de Minas conhecida como pé de moça. A principal diferença é deixar o doce cremoso, adicionando leite condensado na receita. 

As receitas de Minas Gerais possuem tradição e história. Conhecer um pouco dos doces locais permite sentir o amor que o mineiro carrega pela simplicidade e pelos sabores tão típicos. Para aproveitar ainda mais, é possível utilizar benefícios em casas de doces ou para comprar ingredientes; para isso, vale a pena se informar como funciona o vale-alimentação da empresa na qual trabalha e desfrutar dessas iguarias.