A Pinacoteca "Anderson Fabiano" em Taubaté abre suas portas para a exposição "A Via Dolorosa de cada uma", assinada pela artista visual Maria Oliveira, a partir de hoje (8). O evento de abertura ocorre às 18h30, e a exposição ficará em cartaz até o dia 23 de fevereiro de 2025.
Composta por 30 obras, a exposição explora a relação entre a Via Crucis de Jesus e as dores enfrentadas pelas mulheres na sociedade. As obras incluem 15 peças que representam as agressões sofridas pelas mulheres e 15 retratos de Jesus e Maria, pintados pela artista durante uma residência em Sevilha, Espanha, com o pintor José Luis Castrillo de Guzmán.
A artista explica que, embora inspirada na Via Sacra, a exposição tem como foco as dores femininas, abordando temas como exploração sexual, violência doméstica, trabalho análogo à escravidão, feminicídio, entre outros. Todos os materiais expostos, incluindo cartazes e banners, contam com QR codes que direcionam para audiodescrições, garantindo acessibilidade para deficientes visuais.
Interatividade e sorteio para visitantes
Além de apreciar as obras, o público poderá participar de uma atividade interativa: um painel onde os visitantes respondem, em post-its, qual obra da exposição mais os tocou e o porquê. Cartões postais de três obras serão distribuídos como lembrança. No último dia da exposição, haverá um sorteio ao vivo de uma impressão fine art da obra "Recomeçar", com moldura, vidro e certificado de autenticidade, transmitido pelos perfis no Instagram da artista e da Área de Museus.
Reflexão sobre a violência contra a mulher
O curador da exposição, Oscar D'Ambrósio, destaca que o projeto é uma combinação das emoções da artista e uma análise das muitas formas de violência contra as mulheres, criando um paralelo entre a Via Crucis e os desafios femininos. "A criatividade de traçar essa ligação entre a simbologia cristã e as dificuldades das mulheres é um dos aspectos mais fascinantes da mostra", comenta.
Sobre a artista visual Maria Oliveira
Maria Oliveira é uma artista autodidata de São Paulo, atualmente radicada no Rio de Janeiro, e atua na criação de obras desde 2018, após anos de estudo em arte. Seus trabalhos exploram temas socioculturais e religiosos e já foram expostos em acervos como o da Pinacoteca Fórum das Artes, em Botucatu, e o Museu Histórico "Dr. Renato Cordeiro", em Birigui. Recentemente, sua obra "Hope" foi premiada em um concurso internacional da fabricante alemã de papéis artísticos Hahnemuhle.
Serviço
Exposição: "A Via Dolorosa de cada uma" Artista: Maria Oliveira Curador: Oscar D'Ambrósio Período: de 8/11/2024 a 23/02/2025 Local: Pinacoteca Anderson Fabiano - Av. Santa Luiza de Marillac, 1481 - Vila São José, Taubaté/SP Abertura: 8/11/2024, às 18h30 Visitação: Terça a sexta, das 9h às 12h e das 13h às 17h; Sábados e domingos, das 11h às 16h