A Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, promove o projeto "Na Palma da Mão - Incluir Brincando", desenvolvido pelo Grupo Ziriguidum e contemplado pelo Edital Pnab 12/2014 da Secretaria de Cultura. A proposta tem como foco a inclusão de crianças com e sem deficiência por meio de ginástica, música, cantigas e brincadeiras em Libras.
Como parte das ações, no sábado (1º/11) será realizada a oficina presencial "Na Palma da Mão - Cantigas e Brincadeiras em Libras", no Educandário São Vicente de Paulo (Casa Pia), das 14h às 16h. Voltada a educadores, artistas e interessados, a formação terá duração de 3 horas, sendo 1 hora dedicada à aplicação prática em sala de aula, com emissão de certificado aos participantes.
O objetivo da oficina é capacitar educadores para multiplicarem cantigas e brincadeiras acessíveis em Libras, estimulando o diálogo lúdico e poético entre o brincar e a Língua Brasileira de Sinais. A ação busca ressignificar as brincadeiras tradicionais e promover a inclusão cultural de todas as crianças. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail ziriguidum.arte@gmail.com.
Além da oficina, o projeto também apresenta o Show Brincante, no domingo (2), às 15h, no Bosque da Princesa, com entrada gratuita. As atividades já percorreram parques públicos e instituições, incluindo apresentações na Apae, reforçando valores como respeito, empatia e convivência.
Sobre o Grupo Ziriguidum Fundado em 2015 pelas educadoras e artistas Fabiana Fonseca e Marília Maia, o Grupo Ziriguidum atua no resgate da Cultura da Infância e da Cultura Popular Brasileira, por meio de contação de histórias, cantigas, folias e brincadeiras tradicionais. O grupo já se apresentou em unidades do Sesc, Senac, museus e festivais de teatro, além de desenvolver ações formativas em parceria com a Secretaria de Educação e companhias culturais como a Severina Cia de Teatro.
O espetáculo "Na Palma da Mão - Cantigas e Brincadeiras em Libras" reúne artistas brincantes e intérpretes, entre eles Rodrigo de Carlis (músico), Michelle Sabrina (consultora surda), Isabel Pinheiro (intérprete de Libras), Vânia do Carmo e Nat Mendrot (artistas brincantes), com audiodescrição de Rodolfo Berini e design gráfico de Carol Antunes.