Projeto Saberes do Vale valoriza tradição do Vale do Paraíba

Quatro filmes documentários e uma exposição virtual mostrarão saberes e fazeres que são patrimônios imateriais da região




A região do Vale do Paraíba, interior de São Paulo tem reconhecimento por ser um polo tecnológico e aeroespacial, mas também traz enraizadas tradições regionais que merecem ser valorizadas e repassadas às novas gerações. Pensando na importância de disseminar estes patrimônios imateriais, a EDP São Paulo, com apoio do Instituto EDP, organização que gere os investimentos socioambientais do Grupo EDP, patrocina o projeto Saberes do Vale: Cultura e educação no Vale do Paraíba.

O projeto produzirá uma exposição virtual e quatro filmes documentários com objetivo de preservar e multiplicar o conhecimento de saberes e fazeres tradicionais da região do Vale do Paraíba, permitindo a promoção das manifestações culturais e populares. Estes conteúdos serão trabalhados em diferentes formatos, por meio de exibições dos documentários em locais públicos de quatro cidades da região, com exposição virtual do conteúdo coletado na ampla pesquisa realizada e em materiais educativos que serão distribuídos para escolas do Vale.

Para Paulo Ramicelli, assessor do Instituto EDP, "a preservação de tradições regionais é de extrema relevância para a própria comunidade e deve ser incentivada também com intuito de contextualizar e conectar temas importantes do repertório cultural, mantendo assim, viva a identidade local".

Os temas foram selecionados para o projeto depois de uma profunda pesquisa com moradores do Vale do Paraíba, entre eles estão, construções de pau-a-pique e sapé, a produção de farinha e a feitura de paçocas, a fabricação artesanal de brinquedos e o próprio brincar, além das tradicionais figuras de barro da região. A ideia é mostrar personagens, mestres artesões e detentores de saberes, locais tradicionais da região, além de depoimentos de habitantes, valorizando as expressões e memória local.

"A pesquisa feita na região nos apresentou um cenário riquíssimo, revelando como as tradições encontram-se vivas e em constante processo de reinvenção. O encontro entre passado e presente permeia esses saberes-fazeres e traz à tona o caráter dinâmico e vivo da cultura. A parceria com o Instituto EDP tem sido fundamental para que essa abordagem possa ser realizada", ressaltam os responsáveis pelo projeto, Fotocontexto – foto vídeo convergência e Tomara! Educação e Cultura.

As ações do projeto Saberes do Vale terão como base a pesquisa realizada entre junho e agosto, que nortearão a produção dos filmes e todo o restante do projeto, como a exposição virtual e o kit educativo.

*Fonte: Instituto EDP