Redenção da Serra promove festa gastronômica-cultural em março

Objetivo é movimentar a economia por meio do resgate e valorização de hábitos alimentares tradicionais e de manifestações de arte e artesanato




Encravada no meio da Serra do Mar, Redenção da Serra está em preparativos para a realização do 1º Redenção Sabor e Arte, evento gastronômico-cultural que dará destaque aos pratos da cozinha caipira e ao artesanato redencense.  A festa é uma iniciativa do Instituto Cultural Santa Cruz do Paiolinho, em parceria com a prefeitura e será realizada nos próximos dias 11 e 12 de março.

Segundo os organizadores, o objetivo é movimentar a economia do município por meio do resgate e valorização de hábitos alimentares tradicionais e de manifestações de arte e artesanato, visando transformá-los em atrativos para incentivar o turismo rural e cultural

“Temos um dos piores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do Vale do Paraíba e vemos na economia criativa, uma forma de reverter essa realidade”, explica Ana Néri do Carmo de Faria, presidente do Instituto Paiolinho. Segundo ela, esta é uma das formas encontradas pela entidade para fomentar o desenvolvimento local, incentivando a comunidade a usar da criatividade e de seus próprios saberes e fazeres para melhorar sua qualidade de vida.

Constam dos atrativos as tradicionais receitas da culinária caipira, praticada cotidianamente nas cozinhas redencenses, principalmente dos moradores da zona rural, como o frango caipira, a pamonha e também o peixe, criado na represa. “Os pratos que serão servidos no festival gastronômico são aqueles do dia a dia das pessoas. Serão receitas bastante simples, mas muitíssimas saborosas”, afirma Ana Néri.

Além das refeições que serão servidas nos dois dias do evento também será realizado, no sábado, dia 11, um festival de “comida de boteco”, com petiscos feitos com ingredientes da cozinha caipira. A oferta de produtos artesanais e da agricultura familiar é outra atração.