Romaria Fluvial é neste domingo (30) com início em Tremembé

Com canoas e barcos, devotos percorrem o Rio Paraíba até Aparecida


O último dia do mês de junho é  arcado pela tradição de décadas que acontece em Tremembé: a 35ª Romaria Fluvial de Canoas e Barcos de Pescadores do Vale do Paraíba. Neste próximo domingo (30), dezenas de barcos e canoas vão sair do leito do Rio Paraíba, em Tremembé rumo a Aparecida. O percurso tem paradas em Pindamonhangaba e termina com procissão e missa no Santuário Nacional.

A festa cultural e religiosa integra o calendário oficial de eventos da Estância Turística de Tremembé desde 2023, após lei proposta pela vereadora e professora da rede municipal Adriana Almeida. Mulher de fé, ela morreu pouco depois da aprovação da lei em decorrência de câncer.

Mas a tradição da Romaria Fluvial teve início pela iniciativa do tremembeense residente no bairro do Padre Eterno, chamado "Tico Pescador". Pescador de profissão, ele organizou o evento por 17 anos consecutivos, até o seu falecimento. Este ano a programação, cuja primeira edição ocorreu em 1989, alcança a 35ª realização.

CRONOGRAMA

A partida acontece da margem do rio em Tremembé no bairro Padre Eterno, às 7 horas. Depois são duas paradas em Pindamonhangaba: às 9h no Bosque da Princesa e 12h no antigo Porto de Areia Mantiqueira, em Moreira César. A expectativa é de chegada às 16h em Aparecida, no Bar do Peixe, de onde os participantes seguem em procissão até a Basílica para a missa.

A Romaria Fluvial tem apoio da Prefeitura de Tremembé e é organizada por pescadores do Vale do Paraíba. Cada participante deve comparecer com embarcação própria e itens de segurança como colete salva vidas.