São Luiz do Paraitinga inaugura museu dedicado ao patrimônio imaterial da cidade

Primeiro museu municipal da cidade comemora 250 anos de São Luiz e é marco de 10 anos da enchente




A cidade de São Luiz do Paraitinga inaugura neste próximo sábado (16), às 19h,  o primeiro museu municipal da cidade, em comemoração aos 250 anos do município. É o Museu São Luiz do Paraitinga - Casa Oswaldo Cruz que vem para homenagear o que a cidade tem de mais precioso: o luizense.

O espaço também surge para representar um marco de 10 anos da enchente, quando toda a comunidade se mobilizou para salvar a vida de muitas pessoas e preservar o rico patrimônio arquitetônico e cultural luizense.

Que acervo teria um museu que conta a história de uma cidade considerada um reduto da cultura caipira e que perdeu quase tudo em uma grande catástrofe? Diante da enchente de 2010, o povo luizense aprendeu não só que é possível reconstruir uma cidade inteira se a comunidade e a cultura local forem protagonistas, pois o que não se perde é a memória, a identidade e os valores culturais.

A inauguração marca a reabertura da casa para a população. A entrada é gratuita e para toda a comunidade. O evento contará com a apresentação da tradicional Corporação Musical São Luiz de Tolosa e um show com o jovem músico luizense Camilo Frade. O museu funciona de quinta a domingo, das 10h às 17h. ão.

O Museu - Localizado na Casa Oswaldo Cruz, o Museu São Luiz do Paraitinga mostra o multifacetado patrimônio cultural da cidade. A musicalidade, as festas, a paisagem de mares de morros e a enchente são alguns dos temas abordados. Baseado no acervo de História Oral do próprio museu, os temas são narrados pelos próprios moradores da cidade.

Instalações sonoras, audiovisuais e cenográficas são o diferencial do museu, que utiliza da tecnologia para criar um ambiente imersivo, com o intuito de proporcionar uma experiência única ao visitante: projeções mapeadas, salas com paisagens sonoras, instalação interativa com um telefone antigo e um arduino. Foram utilizadas diversas tecnologias para intensificar a experiência do visitante, proporcionando uma visita imersiva, intensa e emocionante.

O museu é fruto do projeto de Modernização e Ampliação do Acervo do Museu Histórico Pedagógico Oswaldo Cruz, contemplado pelo Edital ProAc de Preservação de Acervos Museológicos em 2018.

"O projeto se desenvolveu ao longo de 2019, incluindo pesquisas bibliográficas, arquivísticas, imersões, visitas técnicas; digitalização de acervos públicos e privados; inventário e catalogação das coleções do museu; elaboração de um banco de dados digital, até a modernização da expografia." explica a Diana Poepcke, coordenadora geral do projeto.