O Senac de Pindamonhangaba está com as portas abertas, de hoje (26) de junho ao dia 1º de julho, para apresentar as peças do desfile-performance em homenagem à artista Tarsila do Amaral, realizado recentemente em São Paulo. Quem tem gosto pela moda ou faz parte desse mercado terá a oportunidade de conhecer pessoalmente a coleção desenhada pela designer Ana Clara Watanabe e confeccionada por alunos e ex-alunos da instituição.
A coleção, intitulada "Tarsila Amarela", celebra o centenário das obras icônicas da artista, como "São Paulo, São Paulo GAZO" e "EFCB (Estrada de Ferro Central do Brasil)".Essa iniciativa enaltece o talento dos estudantes e reforça o compromisso do Senac de Pindamonhangaba com a qualidade do ensino na área de moda.
"Sou muito grata ao Senac de Pinda por essa oportunidade. Espero que seja a primeira de muitas", disse Ana Clara Watanabe, artista responsável pela exposição.
No acervo Tarsila Amarela, Watanabe constrói uma leitura delicada e vívida da perspectiva da industrialização no Brasil. Além disso, as peças foram feitas com foco na moda sustentável e na experiência criativa da designer (nascida em Pindamonhangaba), que, assim como Tarsila, é natural o interior e se mudou para a capital para trabalhar com artes plásticas.
A confecção dos looks, que misturam técnicas brasileiras e japonesas, foi de muito aprendizado para os estudantes de moda, que se dedicaram por três meses, abdicando-se dos sábados, para realizar a exposição.
Para Aline Tobias, estudante do curso de Modelista do Senac, o projeto representou uma experiência inovadora.
"Fomos convidados a fazer parte deste projeto, que foi totalmente diferente de tudo que estávamos acostumados a ver. A Ana Clara trouxe essa costura e modelagem totalmente diferentes para nós. A experiência de poder estar e participar de um desfile foi incrível", disse.
Para Andreia Silva, ex-aluna e professora, o desfile foi um desafio, mas valeu a pena e enriqueceu sua experiência.
"Para mim, foi uma experiência incrível, pois trabalho neste ramo há algum tempo, e esse projeto enriqueceu minha experiência. Confeccionar roupas a partir de materiais que praticamente não se comportam bem na costura foi um grande desafio. Aprendemos muito com essa experiência, o que será útil para as peças que possamos desenvolver futuramente."
Andreia Hobuss, gerente do Senac, reforçou que a exposição é um grande marco para o Vale do Paraíba.
"Para nós, foi um presente que Ana trouxe para elevarmos a potência do Senac e também valorizarmos o potencial do interior. Trazer a exposição para Pinda completa o trabalho de valorização da cidade. Trazer o desfile para cá prova do que somos capazes de fazer como interior."
A exposição "Tarsila Amarela" está aberta ao público a partir de hoje, 26 de junho, até o dia 1º de julho. O horário de visitação é de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h, e aos sábados, das 8h às 14h.