100 mil alunos serão beneficiados em escolas de ensino técnico

Parceria da plataforma de ensino com o Centro Paula Souza beneficiará mais de 100 mil alunos por ano, desenvolvendo competências socioemocionais exigidas pelo mercado de trabalho


DreamShaper, plataforma online de ensino que permite a criação de projetos temáticos em sala de aula, chegou ao Centro Paula Souza, instituição vinculada ao Governo do Estado de São Paulo que administra mais de 200 Escolas Técnicas (ETECs) e 71 Faculdades de Tecnologia (FATECs). A partir de agosto, a ferramenta passa a ser utilizada por mais de 100 mil alunos, sob supervisão do corpo docente que começou a ser capacitado este mês.

O objetivo é desenvolver nos estudantes conhecimentos técnicos, competências socioemocionais e habilidades exigidas pelo mercado de trabalho, como autonomia, independência, capacidade de assumir riscos e criatividade. 

A parceria começou em 2015, quando as equipes pedagógicas da startup e do Centro Paula Souza começaram a idealizar a implantação, entendendo inicialmente de que forma a plataforma poderia acrescentar mais valor ao percurso acadêmico dos alunos do CPS.

Com os resultados positivos dos vários testes realizados ao longo de 2016 e 2017, a ferramenta foi considerada pronta para ganhar escala e, agora em 2018, passa a ser utilizada por todas as Escolas Técnicas. A tecnologia pode ser usada em qualquer disciplina e já está presente em escolas públicas e privadas de ensino fundamental, médio e superior. 

"O uso da ferramenta no Centro Paula Souza é uma oportunidade extraordinária de ampliar nossa capacidade de gerar impacto social, proporcionando a milhares de alunos uma experiência realmente relevante para o seu aprendizado escolar e para o seu futuro profissional.

Além disso, reforça o compromisso do governo estadual em oferecer soluções educativas que modernizem o ensino no país e desenvolvam nos jovens as competências necessárias no século XXI", orgulha-se João Borges, CEO da DreamShaper. 

Nas ETECs, a plataforma será usado nas disciplinas de planejamento e, especialmente, nos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs), estimulando habilidades socioemocionais fundamentais para a nova realidade profissional, sem prejuízo dos componentes analíticos, investigativos e científicos do processo. "Alinhada com nosso objetivo de contribuir com o desenvolvimento social e econômico das localidades onde estamos inseridos, a parceria com a DreamShaper permite que qualquer aluno construa projetos inovadores independentemente de experiência anterior ou pré-requisito, por meio de um modelo de ensino adaptativo e interativo que pode ser acompanhado de perto por professores, coordenadores e diretores", elogia Gislayno Monteiro, professor e coordenador de projetos do Centro Paula Souza.