Dezessete escolas municipais de Pindamonhangaba receberam o Prêmio Excelência Educacional da Secretaria de Educação do Governo de São Paulo na terça-feira (25), no Memorial da América Latina, na capital paulista.
O prêmio tem como critério o Índice de Excelência Educacional (IEE), baseado nos resultados do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp) e faz parte do programa Alfabetiza Juntos SP, que é destinado aos 645 municípios paulistas e às 91 diretorias de ensino. O IEE avalia a qualidade da educação de uma escola com base na média de proficiência em língua portuguesa e em matemática.
A cerimônia contou com a presença do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas; do Secretário de Educação, Renato Feder; do presidente da Assembleia Legislativa de SP, deputado André do Prado; além de representantes de vários municípios paulistas.
O prefeito de Pindamonhangaba, Ricardo Piorino, participou da premiação juntamente com a secretária adjunta de Educação, Jucélia Batista, a diretora pedagógica, Edma Bacelar, outros membros da equipe da Secretaria de Educação e o secretário de Comunicação e Eventos, Alexandre Pió.
Piorino elogiou o trabalho dos profissionais da Educação, dos diretores, professores e alunos que se destacaram ao longo do ano, atingindo as metas propostas. "Cada escola tinha um desafio, suas metas individuais, levando em conta a evolução das notas no Saresp, o Índice de Excelência Educacional, a complexidade da unidade e o histórico de notas. Tivemos um grande destaque com 17 escolas premiadas. Parabéns a todos pelo sucesso. Este prêmio reconhece o trabalho, a dedicação dos nossos profissionais e das nossas crianças, bem como do apoio que recebem de seus pais na aprendizagem, e é reflexo direto do nosso compromisso com a educação."
O prefeito ainda destacou que continuará investindo em melhorias. "Vamos continuar avançando em todos os indicadores da educação e vamos implantar mais melhorias. Uma dessas ações será a contratação dos coordenadores pedagógicos, que terão papel fundamental nessa caminhada junto aos professores e estudantes, e que vai contribuir para que nossos índices avancem ainda mais."
Cada escola premiada receberá R$ 100,00 por aluno. Os detalhes de como o recurso poderá ser utilizado ainda serão definidos pela Secretaria de Estado.