Alunos da Rede Municipal recebem material escolar em Pindamonhangaba

Portal da Educação, que será lançado na mesma data, vai aproximar as famílias das escolas por meio da tecnologia


Todas as escolas da Rede Municipal de Pindamonhangaba receberão, a partir desta sexta-feira (15), os kits escolares, atendendo mais de 14 mil alunos.  Além dos kits individuais que serão entregues, as unidades receberão materiais coletivos para um melhor planejamento e desenvolvimento das atividades.

Este ano, os cadernos dos kits trazem na capa fotos do projeto "Mudando a cara da escola", em que os desenhos foram feitos pelos alunos de cada unidade escolar, dentro da sala de aula, e depois pintados nos muros pela comunidade. O destaque foi tanto que agora, estão nas capas dos cadernos.  

Após uma avaliação pedagógica realizada no final do ano passado, os kits individuais foram divididos da seguinte forma: Kit Infantil (Pré I e II), Kit Infantil II (Específico 3 anos), Kit Fundamental (1° a 3° ano) e Kit Fundamental (4° a 5° ano).

Os conjuntos contam com itens como apontador, borracha, cadernos, massa de modelar, cola branca, giz de cera, lápis de cor, tinta guache, lápis grafite preto, tesoura, pincel, transferidor, régua, canetas, todos adequados a faixa etária dos alunos.

"Existem famílias que, por uma situação momentânea ou não, não têm condições de comprar material de qualidade, então o kit escolar também vem ao encontro de atender essa necessidade, sem que a criança fique prejudicada e exposta por não ter material", afirmou a gestora da Escola Municipal Julieta Reale, do bairro Castolira, Célia Ascenço.

Os kits coletivos referem-se ao suporte de papelaria, com itens como diferentes tipos de papel, tais como: EVA, TNT, rolo de Papel Kraft, cartolina, papel cartão, camurça, crepom, dobradura etc.

Os kits ficarão nas escolas para que não haja perdas ou esquecimentos dos materiais para a realização das propostas dadas no ambiente escolar.

Cada professora e professor também terão kits diferenciados dos alunos, para apoio em seus fazeres pedagógicos. Neles, inclui materiais como caderno espiral, canetas permanentes pretas e vermelhas, canetas piloto, fita corretiva, marca texto e pasta com aba e elástico.

De acordo com o secretário de Educação, prof. Júlio Valle, a entrega do material escolar é de fundamental importância porque ela garante o direito de todas as crianças matriculadas na rede municipal a uma educação de qualidade. "Sabemos que nem todas as famílias podem ter acesso a um material de qualidade, por isso, reconhecemos como dever do município não só aumentar o número de materiais entregues às crianças como também melhorar a qualidade desses materiais, criando também o kit do professor, porque entendemos que esse é um dos caminhos pelos quais poderemos chegar a uma educação de qualidade", afirmou.

Portal da Educação

Nesta sexta-feira (15), também será disponibilizado aos pais ou responsáveis legais pelos alunos uma carta com a senha de acesso ao sistema que possibilita aos pais acompanharem o desempenho escolar de seus filhos. É o Portal da Educação.

Por meio dele, os pais terão acesso, por exemplo, às notas dos filhos, à frequência, a possíveis ocorrências, aos cardápios da merenda escolar, às rotas do transporte escolar para aqueles que têm o direito a esse benefício, entre outros.

"O portal é um mecanismo fundamental, dentro da proposta do prefeito dr. Isael Domingues de humanização, e de conferir mais inteligência aos processos. Todo o portal está sendo pensado para aproximar as famílias das escolas por meio da tecnologia, como uma ferramenta possível para estreitarmos esses laços", explicou o secretário de Educação.