Atividades gratuitas sobre videogame têm inscrições abertas

As atividades serão na Biblioteca de São Paulo e Biblioteca Parque Villa-Lobos


Com inscrições abertas e gratuitas, a aula expositiva "Videogame, a evolução da arte", com João Varella, e a oficina "A Nova Califórnia", com Tainá Felix da Silva, estão nas programações online de novembro da Biblioteca de São Paulo (BSP) e Biblioteca Parque Villa-Lobos (BVL), respectivamente. A BSP e a BVL são equipamentos da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, geridos pela Organização Social SP Leituras - eleita pelo segundo ano consecutivo uma das 100 Melhores ONGs do Brasil.

"Videogame, a evolução da arte" está marcada para 30 de novembro, das 19h às 21h, e as vagas são limitadas. A atividade trata do videogame como gênero de criação e Varella questiona: até que ponto, a tecnologia, a economia e a história influenciam os jogos? Entre os temas abordados também constam o surgimento do Vale do Silício, a globalização, a estética agressiva dos anos 1990, a revolução independente por meio da distribuição digital e a gamificação. João Varella é jornalista especializado em tecnologia e economia, além de autor dos livros "Videogame, a Evolução da Arte", "42 Haicais e 7 Ilustrações", entre outros, e fundador da editora Lote 42, das livrarias Sala Tatuí e Banca Tatuí.

Na oficina online "A Nova Califórnia", Tainá Felix da Silva mostra como se deu o processo de criação do jogo eletrônico inspirado em conto de mesmo nome do escritor Lima Barreto (1881-1922). O encontro virtual acontece em 20 de novembro, às 18h, as vagas também são limitadas. Na atividade, Tainá falará sobre processos de criação, escolhas de design e pesquisas durante o desenvolvimento do jogo eletrônico. Tainá Felix é pós-graduada em Gestão Cultural pelo Senac-SP, bacharel em Teatro pelo curso de Comunicação das Artes do Corpo pela PUC-SP e atriz formada pelo Teatro Escola Macunaíma (2007). É produtora dos jogos "A Nova Califórnia" e "Amora".

Com a necessidade de estimular o distanciamento social e outras medidas de proteção contra o contágio pelo novo coronavírus, a Secretaria de Cultura e Economia Criativa criou o #Culturaemcasa, que amplia a oferta de conteúdos virtuais dos equipamentos.

Importante acrescentar que as duas bibliotecas estão retomando as atividades presenciais de programação cultural gradualmente, com capacidade de atendimento reduzida e respeitando os protocolos de saúde. Para mais informações, acesse as redes sociais dos dois espaços: @BSPbiblioteca e @BVLbiblioteca.