Alunos de 22 escolas da rede pública de Roseira, Potim e Caçapava serão beneficiados, em abril, pela passagem do caminhão-laboratório do projeto Boa Energia nas Escolas, da EDP, distribuidora de energia elétrica do Vale do Paraíba e Litoral Norte.
A iniciativa trabalha conceitos sobre a utilização segura e eficiente da eletricidade de forma lúdica e divertida com 6.395 estudantes da região.
Em Roseira, as atividades começam esta semana e seguem até o dia 14 de abril em 10 escolas, beneficiando 2.065 alunos. Outras 9 escolas de Potim receberão a visita do caminhão entre os dias 17 e 26, totalizando 2.980 alunos atendidos. O calendário de abril termina com a passagem do projeto por duas escolas de Caçapava nos dias 27 e 28, com 1.350 alunos participantes.
No caminhão-laboratório, os alunos podem vivenciar uma série de experimentos, aprendendo, na prática, temas como a preservação dos recursos naturais, a história da energia, os tipos de geração de energia, segurança com pipas e rede elétrica, além de dicas para usar equipamentos elétricos dentro de casa com maior eficiência.
Após a visita, os participantes recebem o gibi "Uma história arrepiante..." no formato de história em quadrinhos, onde é abordado, de forma lúdica, como combater o desperdício de energia elétrica nas residências.
Para que os conteúdos sejam trabalhados de forma ampla, os educadores da rede municipal de ensino passaram por um curso de formação, além de receberem orientações e materiais de apoio sobre como abordar os assuntos no ambiente escolar.
O projeto, que faz parte do Programa de Eficiência Energética (PEE) da empresa, utiliza a metodologia PROCEL Educação e é regulado pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica). Somente em março deste ano, cerca de 12 mil alunos de 29 escolas públicas de Jacareí, Santa Branca, Pindamonhangaba, Monteiro Lobato e Tremembé foram beneficiados pelo projeto.