A CAOA CHERY desenvolveu mais uma parceria com o SENAI de Jacareí para lançar um programa inédito de aprendizagem industrial com uma grade curricular específica para sistemas produtivos e dedicado exclusivamente à jovens aprendizes. A partir de 4 de fevereiro, 28 garotos e garotas de 17 a 23 anos da cidade e da região, passarão a ter sua carga horária dividida entre horas de trabalho na fábrica e capacitação teórica no SENAI, em um curso criado especialmente para a qualificação de mão de obra na área de manufatura.
Com disciplinas pensadas e desenvolvidas a partir das necessidades da CAOA CHERY, o programa, que tem duração de um ano, também visa descobrir talentos e preparar os jovens da região para o mercado de trabalho. "A CAOA CHERY é uma empresa comprometida com a comunidade em que está inserida. Nossa ideia é poder proporcionar a esses jovens a oportunidade de aprender uma profissão, preparando cada um deles para o mercado de trabalho, seja em nossa fábrica ou em outra empresa, a partir de aulas e experiências que farão a diferença em suas trajetórias profissionais", explica Robson Souza, gerente de Recursos Humanos da CAOA CHERY.
O projeto, que começou a ser idealizado em setembro de 2018 com total apoio das equipes especializadas do SENAI, contou também com a participação efetiva dos funcionários da planta de Jacareí. "Pedimos aos próprios colaboradores que indicassem jovens interessados no programa. São filhos, irmãos e primos dos trabalhadores da empresa que terão a possibilidade de se desenvolverem profissionalmente", comenta Robson.
Mais de 120 pessoas participaram da fase de inscrição e passaram por uma prova no SENAI antes da seleção dos 28 finalistas. Ainda de acordo com o Robson, a iniciativa trouxe ainda mais engajamento e envolvimento dos colaboradores com o dia a dia da companhia.
Parceria CAOA CHERY e SENAI
Esse é o segundo projeto desenvolvido pela CAOA CHERY junto com o SENAI. No ano passado, a empresa formou 12 pessoas com deficiência (PcD) no programa Meu Novo Mundo, que teve como objetivo promover a inclusão desse público nas empresas do estado de São Paulo. "Foram três anos de uma ação muito bem-sucedida, que nos deu o impulso para pensar novos formatos e ideias a fim de estarmos ainda mais próximos da comunidade local e contribuir para o seu desenvolvimento", finaliza Robson.