Centro de Inovação de SP discute racismo estrutural em formação de professores da rede estadual

Trilha Educação Antirracista será transmitida nesta quarta-feira (24), às 13h, pelo Centro de Mídias


Com o intuito de discutir e combater o racismo estrutural por meio da construção de uma sociedade antirracista, o Centro de Inovação da Educação Básica de São Paulo (CIEBP) criou a Trilha Educação Antirracista que estreia nesta quarta-feira (24), às 13h, com transmissão pelo Centro de Mídias SP e redes sociais.   

A abertura da trilha será feita pelo secretário da Educação do Estado de São Paulo, Rossieli Soares, e contará com o influenciador digital Ad Junior da Trace Brasil, além da presença de estudantes dos anos finais e médio, professores e gestores da rede estadual de ensino do estado de São Paulo. Ainda haverá uma roda de conversa sobre representatividade com atividades mão da massa com os professores convidados Ana Laura Godoi, André Ferreira e Sirlândia Reis.

O objetivo do programa é discutir a escassez de representações negras e apresentar personagens que podem servir de inspiração para o desenvolvimento do Projeto de Vida dos estudantes e um auxílio para que os professores e gestores desenvolvam ações antirracistas no ambiente escolar.   

Para a professora Debora Garofalo, é importante que o encontro promova reflexões e pontos chaves para o trabalho de inovação na educação, além de discutir o racismo estrutural. "A ideia é que os professores e estudantes sejam multiplicadores dessa nova cultura que estamos implementando na rede estadual de São Paulo, em prol de uma sociedade antirracista." O programa será mensal e ocorrerá todas as últimas segundas-feiras de cada mês, sempre às 13h.