Confira como economizar dinheiro na compra dos materiais escolares

Veja dicas que podem te auxiliar na tarefa sem comprometer o orçamento familiar.


Com a proximidade de mais um ano letivo, os pais se veem diante de mais uma preocupação: a compra do material escolar dos seus filhos. Tendo em vista o quanto o início do ano é um período repleto de gastos com férias, festas de Natal e ano novo, impostos como IPVA e IPTU, saber como economizar é fundamental.

E na hora da compra dos materiais escolares, a tarefa de economizar não é simples. Até porque, para se ter ideia, em 2022, os cadernos e os artigos de papelaria aumentaram cerca de 10%, aponta o IBGE. Já em 2023, o reajuste pode chegar a até 30%.

Diante disso, confira abaixo, algumas dicas de como economizar no começo de 2023, com a compra de materiais escolares:

1. Na hora de fazer suas compras, leve a lista de materiais
Antes de mais nada, avalie todos os materiais para ver quais você realmente precisa comprar. A partir dessa organização, você evita gastos desnecessários.

2. Confira o que pode ser reaproveitado
Muitas vezes, os materiais como lapiseira, lápis, caneta, réguas, mochilas, fichários, pastas, podem ser reaproveitados todos os anos. Sendo assim, antes de ir às compras, veja o que você já tem, o que está bom, e o que pode ser reutilizado.

3. Pesquise e compare preços
Não tem jeito: a melhor dica para economizar, é pesquisar. E aqui, é importante citar: você pode fazer a pesquisa e comparação de preços tanto em lojas online quanto em lojas físicas.

Aqui vale fazer um lembrete: ao pesquisar os preços dos itens na internet, pesquise também qual é o valor do frete. Uma dica interessante do Idec, é reunir um grupo para ir às compras. Em geral, o atacado é mais interessante e econômico.

4. Confira se os materiais precisam ser comprados no inicio do ano
Há materiais usados desde o primeiro de aula. Por outro lado, há aqueles que podem ser comprados no decorrer do ano letivo. Nesse caso, a dica é consultar a escola e professores, sobre quais os materiais menos importantes no começo das aulas.

5. Leve em conta o custo-benefício
Às vezes, ao pagar um pouco mais caro por um material, você pode aproveitar o mesmo por mais de um ano letivo. Exemplo disso, é uma mochila de boa qualidade. Ao invés de comprar uma nova todo ano, você pode comprar uma de boa qualidade que vai durar mais tempo.