Curso no Sesc Taubaté ensina a fazer biodigestor de baixo custo que ajuda na economia de casa
Chamado de Bio21, sistema de biogás converte resíduos orgânicos em fertilizante e produz gás de cozinha; atividade faz parte da programação do FestA! - Festival de Aprender nos dias 16 e 17 de julho
Se alguém disser que música e sustentabilidade não combinam, provavelmente essa pessoa não conhece o Instituto Favela da Paz, do Jardim Ângela, em São Paulo. Criado em 2010 para dar continuidade ao projeto musical com instrumentos feitos de materiais reaproveitados, o espaço idealizado pelos irmãos Claudio e Fabio Miranda foi considerado uma das sete construções mais sustentáveis do mundo pelo COP26, a Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima de 2021, realizada em Glasgow, na Escócia.
Entre os projetos do Instituto está o Periferia Sustentável, que tem como objetivo desenvolver tecnologias sustentáveis e de baixo custo, oferecendo novas soluções e práticas para aplicação em comunidades. Um exemplo dessas tecnologias é um biodigestor de baixo custo, o Bio21, que converte resíduos orgânicos em gás de cozinha e pode ser feito com materiais encontrados facilmente nos grandes centros.
"Estou desde 2010 trabalhando nisso. Sou músico e comecei fazendo música com um projeto para a comunidade, mas durante uma viagem em 2017 conheci esse formato de biodigestor e pensei: 'eu preciso levar isso para lá'. Hoje, o projeto é pioneiro dentro das periferias", afirma Fábio Miranda.
O Bio21 será o tema central do curso que será realizado nos dias 16 e 17 de julho no Sesc Taubaté. O curso faz parte da programação do FestA! - Festival de Aprender, que neste ano traz o tema "Tecnologias Sociais", com ênfase na sustentabilidade e no meio ambiente, para o Festival.
"São dois dias de curso", explica Fabio. "Vamos apresentar os princípios básicos da biodigestão e ensinar as pessoas como construir essa ferramenta e reaproveitar a matéria orgânica que seria descartada. Ela vai se transformar em fertilizante natural e ainda produzir um gás que pode substituir, por exemplo, o gás de cozinha."
Pessoas a partir de 15 anos podem participar da oficina. É só se inscrever pelo Portal do Sesc, a partir do dia 6 de julho, às 15h. O sistema é 100% sustentável, e o projeto Periferia Sustentável, do Instituto Favela da Paz, já levou esse sistema de biogás natural para diversas comunidades do país.
Serviço:
Curso Biodigestor
Nos dias 16 e 17 de julho (sábado e domingo), das 14h às 18h
As atividades são gratuitas. Parte da programação tem acesso livre, com entrega de senha no local do evento com meia hora antes do seu início. Porém, em algumas atividades é necessário fazer inscrição online antecipada (abertura a partir do dia 6 de julho, às 15h) em https://inscricoes.sescsp.org.br/online/#/inscricao.
A programação completa do FestA!, os detalhes das inscrições e outros conteúdos exclusivos podem ser vistos em: https://www.sescsp.org.br/festa