Curso no Sesc Taubaté ensina a fazer biodigestor de baixo custo que ajuda na economia de casa

Chamado de Bio21, sistema de biogás converte resíduos orgânicos em fertilizante e produz gás de cozinha; atividade faz parte da programação do FestA! - Festival de Aprender nos dias 16 e 17 de julho


Se alguém disser que música e sustentabilidade não combinam, provavelmente essa pessoa não conhece o Instituto Favela da Paz, do Jardim Ângela, em São Paulo. Criado em 2010 para dar continuidade ao projeto musical com instrumentos feitos de materiais reaproveitados, o espaço idealizado pelos irmãos Claudio e Fabio Miranda foi considerado uma das sete construções mais sustentáveis do mundo pelo COP26, a Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima de 2021, realizada em Glasgow, na Escócia. 

Entre os projetos do Instituto está o Periferia Sustentável, que tem como objetivo desenvolver tecnologias sustentáveis e de baixo custo, oferecendo novas soluções e práticas para aplicação em comunidades. Um exemplo dessas tecnologias é um biodigestor de baixo custo, o Bio21, que converte resíduos orgânicos em gás de cozinha e pode ser feito com materiais encontrados facilmente nos grandes centros.

"Estou desde 2010 trabalhando nisso. Sou músico e comecei fazendo música com um projeto para a comunidade, mas durante uma viagem em 2017 conheci esse formato de biodigestor e pensei: 'eu preciso levar isso para lá'. Hoje, o projeto é pioneiro dentro das periferias", afirma Fábio Miranda.

O Bio21 será o tema central do curso que será realizado nos dias 16 e 17 de julho no Sesc Taubaté. O curso faz parte da programação do FestA! - Festival de Aprender, que neste ano traz o tema "Tecnologias Sociais", com ênfase na sustentabilidade e no meio ambiente, para o Festival.

"São dois dias de curso", explica Fabio. "Vamos apresentar os princípios básicos da biodigestão e ensinar as pessoas como construir essa ferramenta e reaproveitar a matéria orgânica que seria descartada. Ela vai se transformar em fertilizante natural e ainda produzir um gás que pode substituir, por exemplo, o gás de cozinha."

Pessoas a partir de 15 anos podem participar da oficina. É só se inscrever pelo Portal do Sesc, a partir do dia 6 de julho, às 15h. O sistema é 100% sustentável, e o projeto Periferia Sustentável, do Instituto Favela da Paz, já levou esse sistema de biogás natural para diversas comunidades do país.

Serviço:

Curso Biodigestor

Nos dias 16 e 17 de julho (sábado e domingo), das 14h às 18h 

No Sesc Taubaté 

Atividade gratuita

Inscrições pelo Portal Sesc: https://inscricoes.sescsp.org.br/online/#/inscricao

A partir de 15 anos

Mais informações sobre a programação 

As atividades são gratuitas. Parte da programação tem acesso livre, com entrega de senha no local do evento com meia hora antes do seu início. Porém, em algumas atividades é necessário fazer inscrição online antecipada (abertura a partir do dia 6 de julho, às 15h) em https://inscricoes.sescsp.org.br/online/#/inscricao.

A programação completa do FestA!, os detalhes das inscrições e outros conteúdos exclusivos podem ser vistos em: https://www.sescsp.org.br/festa

Serviço:

FestA! - Festival de Aprender 

De 9 a 17 de julho

Programação completa: https://www.sescsp.org.br/festa

Imagens:

Siga @sescsp #FestanoSesc