Cursos EAD da Faculdade do Comércio são reconhecidos pelo MEC

Com o reconhecimento, as Associações Comerciais da rede da Facesp poderão ser polos de ensino


Nesta segunda-feira (28), ocorreu a  homologação de quatro cursos de ensino a distância (EAD), da Faculdade do Comércio (FAC), pelo Ministério da Educação (MEC). Foram reconhecidos, os cursos de Tecnologia em Gestão Comercial; Tecnologia em Recursos Humanos e Sistemas para Internet (comércio eletrônico).

Com isso, estas Associações Comerciais, da rede da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), poderão ser polos de ensino. A graduação em Administração de Empresas segue em análise no MEC.

O pedido de credenciamento, tanto do ensino a distância quanto da modalidade presencial, foi feito em 2018. Doze comissões e 36 avaliadores do Ministério analisaram as solicitações. Os cursos presenciais, oferecidos na capital de São Paulo, foram aprovados em dezembro de 2019, com notas máximas.

"A Faculdade do Comércio possui o DNA focado no público das Associações Comerciais: comércio, varejo, empreendedores individuais, prestadores de serviços, entre outros. Os polos de ensino nas ACs vão capacitar, atualizar e tornar o comércio e os empreendedores ainda mais competitivos e preparados para as tendências do mercado", afirmou o presidente da Facesp, Alfredo Cotait Neto.

Todo trâmite, até a aprovação da EAD, tem sido acompanhado de perto pelo deputado federal e vice-presidente da Facesp, Marco Bertaiolli.

"Com o reconhecimento pelo MEC, a Faculdade do Comércio passa a ter uma sala de aula na cidade do empreendedor, na Associação Comercial vizinha ao local onde ele mora ou trabalha e ao alcance de um clique no celular ou no computador", afirmou o vice-presidente.

"Chegou o tão aguardado momento de iniciarmos a fase operacional dos polos de EAD, que funcionarão nas Associações Comerciais. Está cada vez mais nítida a importância das ACs nos munícipios, sobretudo no que tange a qualificação do empreendedorismo local, que precisa se atualizar para compreender a profunda revolução por qual passa o comércio, especialmente ocasionada pelo consumo digital", diz Wilson Victorio Rodrigues, diretor-geral da FAC.

O professor Roberto Macedo, diretor acadêmico da Faculdade do Comércio, destaca que ao serem polos, as Associações Comerciais passam a ter a oportunidade de "revolucionar a maneira como se ensina o comércio e o varejo para os pequenos e médios empreendedores".

"Elaboramos um projeto pedagógico de altíssima qualidade focado no desenvolvimento de competências necessárias ao profissional do mercado digital", garantiu Macedo, que é Doutor em Economia pela Universidade Harvard.