Considerando a importância do estímulo para o desenvolvimento dos alunos da educação infantil, professores do sistema municipal de educação se empenham em promover atividades que atendam às diferentes fases do desenvolvimento dos alunos.
Na EMEI Cláudia Maria Labinas Roncon Saud, os alunos da 2ª etapa A estão participando do projeto de leitura "Quinta Cultural". A professora Daniela Ferreira está trabalhando com as crianças o livro "Coisas de arrepiar", de Florence Parry Heide, com o objetivo de estimular a leitura de diferentes gêneros textuais, estimulando o gosto pela literatura e ampliando o vocabulário e o universo imaginário das crianças.
Para os pequenos do berçário, a professora Ana Luisa Oliveira propôs o "contexto investigativo com farinha". A ideia é realizar misturas, estimular a concentração e fatores sensoriais, promover a interação entre as crianças e a oralidade.
Para aumentar a sensibilidade dos bebês, na EMEI Irmã Celeste as crianças do berçário realizaram uma atividade de tato, com cascas de ovos e tinta, capaz de ampliar a capacidade de observação, sentir, descobrir e se relacionar.
Às crianças da 1ª etapa da EMEI Jardim Califórnia foi solicitado um vídeo para convidar a comunidade a participar da pesquisa sobre mapeamento do perfil das famílias atendidas pela unidade.
Vivências de jogos do material Mind Lab (Mente Inovadora) foram realizadas com os pequenos da EMEI Sebastião Gonçalves Leite, o intuito é desenvolver habilidades cognitivas e socioemocionais por meio dos problemas que as situações do jogo provocam.
Proporcionar aos bebês momentos de descobertas, interações, socialização e o brincar foi a intenção da professora Anne Caroline no berçário da EMEI Professora Maria Pereira Santiago. Ela utilizou de materiais não estruturados para criar contextos investigativos.
Na área rural, na EMEIEF Mário Lemos de Oliveira, no bairro Caieiras, as crianças do maternal II e 1ª etapa participaram do "Mercadinho de Faz de Conta". Elas utilizaram a imaginação e a criatividade vivenciando tarefas do cotidiano, adquirindo autonomia.