Em Taubaté, projeto pedagógico cria peça de teatro

Espetáculo é inspirado no conto Alice no País das Maravilhas


Mais de cem alunos da EMEF Dom Pereira de Barros participaram do espetáculo Alice no País das Maravilhas, nesta última semana, no Teatro Metrópole. A apresentação é resultado do projeto pedagógico "A arte do reconto construindo encontros", implantado na unidade de ensino.

O projeto tem como objetivo proporcionar aos alunos a experiência de vivenciar a arte corporal e cênica por meio do reconto (de fadas) passando por todas as etapas, desde exercícios corporais, ensaios e desenhos coreográficos até apresentação final em teatro profissional.

Participaram 118 alunos, do 1º ao 9º ano da escola do projeto com duração de 3 meses, sob os cuidados de Allan Marques, Oficineiro de Dança e de Thaís de Andrade Pinto, professora de Arte.

Foi traçada uma temática para o espetáculo inspirada no conto Alice no País das Maravilhas, uma vez que a história conta com número expressivo de personagens e se enquadra com desfechos muito adequados de dança e músicas. É claro que o conto serviu como inspiração e a partir dele foi feita uma adaptação do mesmo, tanto do aspecto teatral como musical e bailado.

Traçado o plano dos pontos fundamentais da apresentação, os professores passaram a montagem do espetáculo em si com leituras dramáticas, ensaios de dança, enquadramento de músicas, marcação de cenas e treinos com ensaios pontuais passo a passo e em seguida ensaios gerais.

 

Fonte: Prefeitura de Taubaté.