Empresa Fibria fomenta a cultura em Jacareí (SP)

Música, literatura, fotografia e artes plásticas são destaques nas quatro iniciativas que serão viabilizadas pela Lei de Incentivo à Cultura


A Fibria, empresa brasileira líder mundial na produção de celulose de eucalipto a partir de florestas plantadas, contribui com o desenvolvimento cultural e social dos municípios em que atua. Nesse contexto, a empresa apoia, há 11 anos consecutivos, projetos culturais desenvolvidos em Jacareí (SP), por meio da LIC (Lei de Incentivo à Cultura), em parceria com a Fundação Cultural de Jacarehy.

Neste ano, serão quatro projetos apoiados pela Fibria, nas áreas de música, literatura, fotografia e artes plásticas, contemplando públicos variados. “Valorizar e dar suporte a projetos culturais é uma das diretrizes da estratégia social da Fibria, que reconhece nos projetos aprovados da LIC ações que fortalecem as tradições de Jacareí e promovem o engajamento da comunidade”, afirma o consultor de Sustentabilidade da Fibria, Adriano Martins.

Um dos projetos selecionados é o ‘Coro Jovem de Jacarehy Canções do Brasil’, que vai oferecer capacitação musical para 50 jovens. Após o período de aulas, haverá apresentações em cerca de dez espaços.

Os escritores da cidade serão contemplados com o ‘1º Prêmio Literário de Jacareí’, que prevê o lançamento de três coletâneas e a realização de debates literários. Além disso, a obra do artista plástico Guataçara Monteiro, radicado no Vale do Paraíba, ganha destaque na exposição ‘Trilhas de um Sonhador’. Outra mostra beneficiada será a do projeto ‘Migrantes: A Cidade Mosaico’, uma exposição de fotos que aborda o movimento migratório ocorrido em Jacareí.

A Fibria é incentivadora de projetos culturais por meio da LIC em Jacareí desde 2005. Com os quatro projetos de 2018, já foram beneficiadas 51 iniciativas ao longo dos anos.