Escola oferece treinamento gratuito para estudantes de escolas públicas disputarem OBMEP

Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas acontece na terça-feira (21)


Na próxima terça-feira (21), 18 milhões de estudantes, do Ensino Fundamental ao Médio, devem participar da primeira fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Com o objetivo de preparar esses jovens para a disputa, o colégio Mater Amabilis, de Guarulhos, oferece treinamento intensivo gratuito para a competição.

Isso porque a instituição é um Polo Olímpico de Treinamento Intensivo (POTI), programa realizado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) para a promoção de cursos de Treinamento Intensivo voltados para competições de matemática. O colégio obteve esse status após rigorosa avaliação do IPEA baseada na qualidade do corpo docente e na estrutura da escola.

A intenção do projeto é oferecer treinamento de alto nível para os estudantes. "A nossa experiência mostra que os alunos de escola pública vêm com uma garra adicional e, dessa forma, mesmo apresentando defasagens na aprendizagem, evoluem muito", conta o coordenador geral do colégio e responsável pelo projeto, Anderson Weber.

O desenvolvimento dos alunos acontece aula a aula, com o cuidado dos professores de ajudarem cada aluno em suas dificuldades. Há uma preocupação em fazer com que os estudantes se sintam confortáveis e motivados pelo desafio. Os docentes que participam do POTI são do próprio colégio, mas também há educadores convidados do ITA e campeões olímpicos.

"Nós incentivamos bastante a participação nas Olimpíadas Científicas. Essa postura não é para criar uma competição entre os alunos, mas tem o intuito de que eles desenvolvam habilidades cognitivas e socioemocionais". As competições melhoram significantemente o desempenho dos estudantes em todas as matérias, ou seja, mesmo que um aluno preste uma olimpíada de português, ele terá uma performance melhor em matemática.

Esse ganho acontece porque os estudantes treinam a concentração, o raciocínio lógico, a abstração e a resiliência. O resultado socioemocional é nítido também pela tranquilidade na realização de avaliações dentro e fora da escola.