Na tarde desta terça-feira (10), a Faculdade de Tecnologia de Pindamonhangaba (Fatec) sediou seu 1º Meeting Empresarial, com o objetivo de divulgar e apresentar dados recentes da eficácia na educação regional, além de buscar novas parcerias e apoios. Estiveram presentes representantes municipais, de indústrias/comércio, professores e alunos.
Criada em 02 de março de 2006, a Fatec Pindamonhangaba oferece atualmente Cursos de Graduação em Tecnologia em Mecânica – Processos de Soldagem; Tecnologia em Processos Metalúrgicos; Tecnologia em Manutenção Industrial; Tecnologia em Projetos Mecânicos; e Tecnologia em Gestão de Negócios e Inovação. Todos os cursos possuem uma carga horário média de 2.700 horas, com 3 anos de duração.
Os tecnólogos formados pelas Fatecs são profissionais aptos à atuação imediata e qualificada dentro de suas especificidades, fundamentando suas decisões no saber tecnológico, como explica o Professor João Renato Carvalho: “Antigamente a formação de engenheiro também era de 3 anos, porém com as novas reformulações do MEC, não foi possível mais usar este mesmo nome. O tecnólogo é um curso superior de qualidade, no qual o (a) profissional se torna um engenheiro operacional, podendo atuar em diversos ramos direcionados dentro da atividade industrial”.
As grades dos cursos são baseadas no ramo industrial/empresarial da cidade em que a faculdade está instalada, no caso de Pindamonhangaba, as diretrizes são para a formação na área de metal e mecânica. A diretora da instituição, Professora Doutora Cristina de Carvalho Ares Elisei ressalta a importância destes cursos para a nossa região: “Os profissionais formados aqui, possuem uma experiência muito mais prática e da real necessidade que o mercado precisa. Temos hoje em dia também, um grande número ex-alunos que ingressam em programas de pós-graduações em renomadas universidades justamente por ter tido esse conhecimento específico e importante ao longo de sua formação”, conclui.