Importante via de acesso ao primeiro emprego e opção que impulsiona a recolocação profissional, o ensino técnico é uma formação voltada para desenvolver habilidades práticas. Com duração de um a dois anos, este nível de ensino apresenta facilidades, como a possibilidade do estudante se matricular ainda enquanto estiver cursando o ensino médio, e também começar a trabalhar na área antes de concluir o curso, por meio de estágio supervisionado.
"A formação técnica aproxima os alunos das necessidades do mundo do trabalho, amplia a visão de mercado e favorece a construção do conhecimento por meio de aulas que estimulam o enriquecimento da experiência prática. Com foco em preparar o aluno para atuar em determinada especialidade, a habilitação técnica impulsiona a entrada mais rápida de profissionais no mercado", comenta Ana Cláudia Galhardo Palma, gerente do Senac Pindamonhangaba.
Ela destaca que o investimento em capacitação profissional deve ser uma constante para todos os que desejam entrar e se manter no mundo de trabalho. "Muitas vezes, sobram vagas porque as empresas não encontram profissionais qualificados para contratar. Estar preparado para as oportunidades e atento às tendências de mercado são condições importantes para quem procura uma boa colocação profissional, seja como colaborador efetivo ou como empreendedor", afirma a gerente.
Para 2020, entre as ofertas da unidade para estimular a formação técnico-profissional e contribuir com o desenvolvimento local, estão cursos nas áreas de tecnologia da informação, gestão e negócios, arquitetura e urbanismo, moda, comunicação e artes, eventos e lazer, beleza e estética, e saúde e bem-estar. Somando a habilitação técnica aos cursos de curta duração e capacitação profissional, a unidade oferecerá aproximadamente 1,2 mil bolsas de estudos ao longo do ano.
"As capacitações oferecidas pela instituição não só preparam o aluno para o mercado como também estimulam o empreendedorismo, ensinando a elaborar um plano de negócio sólido, além de noções de administração, gestão e marketing. Nossa unidade foi inaugurada em fevereiro de 2018 e, em menos de dois anos de funcionamento, consolidou-se como um importante polo de disseminação da educação profissional de qualidade na região", finaliza Ana Cláudia.
Para saber mais sobre os cursos oferecidos pela unidade ou se candidatar a uma vaga gratuita, o interessado deve ter renda familiar per capita de até dois salários mínimos federais. As inscrições devem ser realizadas no Portal Senac (www.sp.senac.br/bolsasdeestudo) e encerram-se cinco dias úteis antes do início das aulas, ou quando as turmas atingirem a relação de três candidatos por vaga, o que ocorrer primeiro.