Governo de São Paulo disponibilizará 20 mil vagas para cursos de qualificação profissional

Mais de 3.400 vagas já estão abertas em 74 municípios com bolsa única de R$ 210, como ajuda de custo durante a realização do curso


O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, disponibilizará 20 mil vagas para cursos gratuitos de qualificação profissional com bolsa-auxílio do programa Via Rápida, em diversas áreas, já nos meses de março e abril. As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas pelo site até o dia 14 de março.

Os cursos são de curta duração e com opções de aulas ao vivo, no modelo de Ensino à Distância (EAD), mediado por tecnologia. Mais de 3.400 vagas já estão disponíveis em 74 municípios, nas seguintes regiões: Araçatuba, Campinas, Franca, Itapeva, Marilia, Presidente Prudente, Região Central, Região Metropolitana de São Paulo, Registro, Ribeirão Preto, Santos, São José do Rio Preto, São José dos Campos e Sorocaba.

A primeira etapa de turmas inclui cursos em diversas áreas, especialmente de gestão, vendas, tecnologia, gastronomia e setor têxtil. Entre as oportunidades com o maior número de vagas estão: assistente administrativo, técnica de vendas, auxiliar de logística e corte e costura.

Podem se inscrever pessoas que tenham idade mínima de 16 anos, alfabetizados e domiciliadas no Estado de São Paulo. Caso o número de inscritos seja superior, serão priorizadas as pessoas desempregadas, com baixa renda e com deficiência. As demais vagas serão disponibilizadas em mais duas etapas até o final de abril. As inscrições para estas novas vagas estão previstas para
iniciar nos dias 17 de março e 15 de abril, com prazo de inscrições até 29 de março e 27 de abril, respectivamente.

A convocação dos candidatos selecionados ocorrerá por e-mail. As aulas da primeira leva de turmas têm previsão de início para o final do mês de março. O início das aulas das turmas presenciais está condicionado à evolução para as fases laranja ou amarela do Plano São Paulo nas respectivas regiões. Para receber o certificado, o aluno deve ter ao menos 75% de presença nas aulas.