Ideb aponta avanços na Educação em Taubaté

Segundo os dados apresentados pelo Ideb, os 1.624 alunos do 5º ano do município atingiram a meta projetada, de 6,4 pontos


No ensino médio da rede municipal, pela primeira vez, o Ideb mostra que o indicador atingiu marca de 5,7 e superou os indicadores do Estado de São PauloNo ensino médio da rede municipal, pela primeira vez, o Ideb mostra que o indicador atingiu marca de 5,7 e superou os indicadores do Estado de São Paulo (Foto : AgoraVale)Taubaté teve avaliação positiva no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2017, de acordo com dados apresentados pelo instituto. O levantamento confirma que a cidade atingiu a meta estabelecida pelo Ministério da Educação para os anos iniciais.

Segundo os dados apresentados pelo Ideb, os 1.624 alunos do 5º ano do município atingiram a meta projetada, de 6,4 pontos. O aumento em 10 anos foi de 1,2 ponto. Taubaté obteve 5,2 em 2007, chegou a 5,4 em 2009,  e 2011, passou a 5,6 em 2013 e atingiu 5,8 em 2015.

De acordo com a Secretaria de Educação de Taubaté, o aumento gradativo é reflexo do trabalho desenvolvido, principalmente nos anos iniciais. Na Educação Infantil foi realizada uma grande mudança, incluindo diversos projetos no currículo escolar. A secretaria também destaca que a Prefeitura de Taubaté se empenha em fomentar o Ensino Integral.

Hoje são cerca de 20 mil alunos que desenvolvem diversas atividades culturais, artísticas e esportivas, além de reforço de português e matemática no contraturno das aulas. Estas mudanças podem ser vistas também na evolução do Ideb observado para o 9º ano.  O indicador de 2017 mostra que os 1.371 estudantes atingiram 5,3.  Para este segmento, o desafio ainda é atingir a meta estabelecida pelo governo federal, que para 2017 foi de 5,9.

No ensino médio da rede municipal, pela primeira vez, o Ideb mostra que o indicador atingiu marca de 5,7 e superou os indicadores do Estado de São Paulo. Para 2017 não houve projeção de meta em Taubaté. No Estado, por exemplo, o indicador para o ensino médio foi de 4,2 e a meta estabelecida foi de 5,0.

O Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) prevê que em 2022 o Ideb do Brasil seja 6,0 – média que credencia o sistema educacional do país a ser comparado com o de países desenvolvidos.  O Ideb foi criado em 2007 e reúne, em um só indicador, os resultados de dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações.

Educação - A municipalidade está empenhada na construção de novas escolas dotadas de salas amplas e laboratórios. Investe ainda mais no ensino integral, prioriza merenda de qualidade e garante para o aluno um aproveitamento real dentro da sala de aula, no horário comum e no horário que poderia estar ocioso fora da escola.