Na infância, a criança consegue expandir seus horizontes de diversas formas. É essencial que ela se desenvolva em suas mais variadas vertentes: tanto aspectos cognitivos quanto físicos, sociais e emocionais. Um segundo idioma ajuda a ampliar seu repertório, o que pode ser útil para a plasticidade cerebral, além de melhorar seu desempenho em outras áreas.
A vantagem de se começar a aprender um segundo idioma na infância é também a facilidade que a criança tem em se familiarizar e reproduzir novos sons. Assim, a audição e a pronúncia podem ser desenvolvidas de uma forma mais natural e espontânea.
A criança não aprende somente a língua em si, mas também como é aquela diferente cultura. O mundo se abre com suas potencialidades e possibilidades para a criança. Ela consegue enxergar que existem pessoas que falam outras línguas em outros lugares do planeta, e isso pode ajudar em seu próprio desenvolvimento como pessoa.
É importante, porém, que não se coloque uma grande pressão para que a criança aprenda um segundo idioma. É possível inserir outra língua de forma leve, como através de músicas e contato com livros de histórias infantis e gibis, por exemplo. As crianças devem sentir que é uma diversão, e não uma obrigação.
Aprender um segundo idioma ajuda no desenvolvimento cognitivo e em processos como a memória, o raciocínio e até a criatividade. Por não ter a língua materna tão enraizada quanto nos adultos, a criança tem mais facilidade para o aprendizado. Vale a pena começar cedo para um melhor desenvolvimento futuro na língua em questão.
Trilhando o básico quando mais novo, já na adolescência é possível procurar por um curso de inglês intermediário, principalmente porque hoje em dia esse idioma é a melhor forma de se comunicar no mundo inteiro. Nessa idade, o indivíduo já consegue ampliar o vocabulário e entender estruturas gramaticais mais complexas.
O inglês está em todos os lugares e facilita a inserção no mercado de trabalho em qualquer área. Os mais crescidos podem começar a pensar em um intercâmbio para melhorar a fluência. Atualmente, também é possível ter contato com pessoas de outros países por videochamada, o que pode facilitar o processo de aprendizagem.
A globalização do mundo demanda novos conhecimentos. As profissões também estão mudando. Algumas que eram comuns no passado não existirão mais no futuro. Assim, as crianças e os adolescentes precisam estar preparados para se inserir em um mundo cada vez mais conectado com pessoas de todas as partes do planeta.