Iniciativa entre a thyssenkrupp Elevadores com a ONG internacional Aldeias Infantis beneficia jovens de Lorena

Parceria busca combater o desemprego juvenil, a partir da capacitação profissional


O desemprego entre os jovens no Brasil atingiu sua maior taxa em 27 anos. Dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT) apontam que, até o final de 2017, praticamente 30% dos jovens brasileiros estavam sem trabalho, a maior taxa desde 1991. A falta de oportunidades diante da conjuntura econômica do país é a principal barreira para muitos jovens brasileiros. Mas, a pesquisa da OIT também constatou que os jovens com baixa escolaridade levam mais tempo, cinco vezes mais, para encontrar um emprego em comparação com aqueles que estão na universidade.

Romper esta barreira é o objetivo da parceria entre a thyssenkrupp, especialista em mobilidade urbana, e Aldeias Infantis SOS, organização humanitária internacional. Por meio do projeto mundial SEED (Sustentar, Educar, Elevar, Desenvolver) de responsabilidade social da thyssenkrupp, colaboradores da empresa, por meio do voluntariado corporativo, estão dedicando parte do seu tempo para ministrar cursos a 33 jovens da cidade de Lorena, interior de São Paulo, onde a ONG possui uma unidade.

O curso se estenderá até agosto deste ano e conta com quatro módulos, sendo ministrado até duas vezes por semana. Os assuntos abordados abrangem desde plano de vida, mapeamento das habilidades e orientação vocacional, até aulas sobre português, matemática, administração, informática, sustentabilidade e noções básicas de elétrica, mecânica e elevadores. O programa também inclui vivência prática do dia a dia de uma multinacional com visitas a thyssenkrupp, como o ITS - Centro de Pesquisas e Treinamentos, em São Paulo, e a Filial São José dos Campos. A formatura está agendada para início de setembro, onde serão distribuídos certificados que comprovam o cumprimento do curso de capacitação.

Além das aulas em sala de aula, os jovens também participam de atividades externas. Acompanhados dos voluntários já visitaram pontos turísticos da cidade de São Paulo, em um tour cultural que passou pela Avenida Paulista, Pinacoteca do Estado de São Paulo, Japan House e terminou com uma sessão de cinema.

“A maioria desses jovens nunca tinha saído de Lorena. Proporcionamos a eles uma nova visão de mundo, com um passeio por São Paulo. Uma experiência muito nova para eles, mas também para eu e os demais voluntários do projeto. Muito além das demandas relacionadas à carreira que eles sonham seguir, o que encontramos são demandas reprimidas devido à carência de conhecimento e de oportunidades. Portanto, nosso desafio é proporcional ao que encontramos, por isso mesmo, muito gratificante, pois estamos tentando formar pessoas”, avalia Adriano Frank Batista, Gerente da Filial São Paulo/Litoral que abraçou o projeto.

Para Carlos Aurélio, Educador Social da ONG Aldeias Infantis SOS, a parceria com a thyssenkrupp está sendo muito rica para todos os envolvidos. “Tanto para os voluntários, os jovens e para a ONG, a parceria é importante, pois partilharmos experiências e aprendemos ainda mais um com o outro. A cada encontro, os voluntários trazem o seu conhecimento empírico, vivido no cotidiano profissional, o que torna o projeto diferenciado, possibilitando aos jovens conhecer histórias que abrem caminhos para novas possibilidades. O projeto também dá força aos sonhos de cada jovem, trabalhando expectativas e perspectivas de vida e futuro. Estas realizações não seriam possíveis sem o empenho dos voluntários e a estrutura de apoio oferecida pela thyssenkrupp. Desta maneira, a parceria se faz com respeito, confiança e sintonia, para que juntos possamos apostar na mudança que realizaremos na vida de cada jovem que atendemos”.