Quem realizou o ENEM em 2017 já pode se preparar para concorrer a uma vaga em uma instituição pública. O Sistema de Seleção Unificada (SiSu) começará a valer no dia 29 de janeiro e estará aberto até o dia 1 de fevereiro (às 23h59, no horário de Brasília) para as inscrições. Para se candidatar, não é preciso pagar taxa.
Cerca de 239.601 vagas, em 130 instituições em todo o país estarão disponíveis. Para concorrer, é necessário ter tirado nota acima de zero na redação do Enem 2017. Cada candidato poderá concorrer em até duas vagas, especificando o turno e a ordem de preferência.
Todos os candidatos poderão fazer alterações até o fechamento do sistema, às 23h59 do dia 1º de fevereiro. Conforme os candidatos forem se inscrevendo, as notas de corte irão mudar, assim como a classificação para cada curso. Em virtude disso, se o candidato verificar que a carreira escolhida precisa de uma nota acima da dele, ele poderá trocar – desde que dentro do prazo do sistema.
Resultados Os resultados serão publicados no dia 2 de fevereiro. Os aprovados poderão efetuar a matrícula do dia 5 ao dia 7 de fevereiro. A confirmação da vaga será feita mediante a apresentação dos documentos na instituição de ensino.
Quem não for aprovado no dia 2 de fevereiro poderá manifestar interesse em alguma vaga em que não foi aprovado. Para isso, os candidatos terão do dia 2 de fevereiro até as 23h59 de 16 de fevereiro para fazer a inscrição na lista de espera. A data da próxima convocação será determinada por cada instituição.
Quem fez o Enem 2017 ainda poderá se inscrever na 2º edição do SiSu 2018, que ocorrerá no final de maio. Para mais informações, consulte o edital do exame.