Inscrições para o Sisu começam nesta terça-feira

Ao todo, são 238.397 vagas em 131 instituições públicas


Os estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no ano passado já podem se inscrever no Sisu (Sistema de Seleção Unificada) a partir desta terça-feira (24) para concorrer a vagas em universidades e institutos federais.

Ao todo, são 238.397 vagas em 131 instituições públicas. Entre elas, universidades federais, institutos federais de educação, ciência e tecnologia e instituições estaduais. O número de vagas subiu 4,5% em relação ao primeiro semestre do ano passado, quando a oferta foi de 228.071.

As inscrições vão até sexta-feira (27) e o resultado será divulgado no dia 30 de janeiro. As matrículas dos selecionados devem acontecer entre 3 e 7 de fevereiro.

O Sisu seleciona os estudantes com base na nota no Enem. Cabe a cada instituição definir o cálculo que utilizará para a seleção dos novos alunos. Para participar do processo, o estudante não pode ter tirado nota zero na redação do Enem.

Lista de espera
Os candidatos que não forem selecionados na chamada regular para as vagas poderão participar da lista de espera, entre 30 de janeiro e 10 de fevereiro. Quem também foi selecionado, mas pela segunda opção, também pode participar da lista. Esses candidatos serão convocados a partir do dia 16 de fevereiro, caso haja vagas remanescentes.


Fonte: Portal Brasil