A Olimpíada Brasileira de Matemática para alunos das 4ª e 5ª séries do ensino fundamental deverá ser ampliada, segundo informou ontem (11) o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa). Para Claudio Landim, diretor adjunto do instituto e coordenador-geral da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), “era um antigo desejo do Impa estender a OBMEP para os quarto e quinto anos. Hoje estamos lançando essa Olimpíada do Nível A de Matemática”.
O gargalo no ensino da matemática está no primeiro segmento do ensino fundamental, segundo avaliação do Impa. “Os alunos têm aulas com pedagogos, que não foram formados em matemática, muitos dos quais têm medo, não gostam de matemática, e acabam transmitindo a seus alunos essa “paura” (pavor, em italiano).
A ideia da prova é mostrar a todo o Brasil, a todas as crianças, que o ensino da matemática pode ser algo divertido, instigante. Com essa prova, a gente espera despertar curiosidade nos alunos para a matemática”, disse Landim.
O Impa inaugurou o seu Portal da Matemática, voltado para os primeiros anos do ensino fundamental. O endereço eletrônico é portaldosaber.obmep.org.br. Nessa página, pais, alunos e professores vão encontrar quebra-cabeças destinados a estudantes do primeiro até o quinto ano do ensino fundamental.
“São pequenos quebra-cabeças em que os alunos têm de responder a desafios”, explicou Landim. “Uma brincadeira que pode ser realizada em casa e nas escolas também”. Cada desafio vem acompanhado de uma explicação e orientação para os professores.
Os pais se sentirão também engajados nesse esforço, disse Landim. “A participação dos responsáveis, dos pais, é fundamental”, salientou o diretor. “Estudos mostram que se os pais participam na educação dos filhos, acompanham os estudos, isso acaba se refletindo no desempenho dos alunos na escola”.
Características distintas
A Olimpíada do Nível A de Matemática tem características distintas da OBMEP tradicional, que abrange alunos do sexto ao nono ano do ensino fundamental e dos três anos do ensino médio. Por isso, Claudio Landim informou que o certame deve contar com a parceria das secretarias municipais de Educação. “O Impa concebe e disponibiliza a prova, Mas cabe às secretarias de Educação imprimir e distribuir a prova entre suas escolas”. Na OBMEP tradicional, que existe desde 2005, é o Impa que concebe, imprime, distribui e corrige as provas.