ITA inaugura espaço para pesquisas no Parque Tecnológico de São José dos Campos

Esta é a primeira vez que o Instituto mantém uma unidade fora do campus




O ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) inaugurou, na última terça-feira (14), um espaço dentro do Parque Tecnológico de São José dos Campos que será usado para pesquisas no setor aeronáutico e aeroespacial.

O local, intitulado "Espaço ITA", será o primeiro da instituição fora do campus. "Estar no Parque Tecnológico, é uma maneira de promover maior interação do Instituto com empresas do setor e com o próprio Parque. Assim, o ITA reforça sua missão que envolve a promoção das ciências e das tecnologias relacionadas com as atividades aeroespaciais", ressaltou o reitor do ITA, professor Anderson Ribeiro Correia.

A cerimônia de inauguração contou com a presença do diretor geral do Parque Tecnológico São José dos Campos, Marco Antônio Raupp; o secretário de Inovação e Desenvolvimento Econômico, Alberto Alves Marques Filho; o presidente da Câmara Municipal de São José dos Campos, Juvenil Silvério; vice-diretor do DCTA, Major-Brigadeiro Engenheiro Fernando César Pereira Santos; e o presidente do IPT, Fernando José Gomes Landgraf; entre outras autoridades.

O diretor geral do Parque Tecnológico, Marco Antônio Ruapp, destacou que a missão do parque é articular parcerias e que presenciar a união de duas instituições de peso, que visam o mesmo objetivo, é muito importante. "Queremos fomentar o desenvolvimento tecnológico e industrial do país por meio da pesquisa e desenvolvimento, além de criar condições para que as instituições possam interagir nesse sentido. O ITA sempre apoiou todas as atividades aqui do Parque sempre estando presente, e agora essa presença é oficial", afirmou.

Além da inauguração do espaço, o ITA também assinou ontem um Acordo de Cooperação Técnica, firmado com o IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo). O objetivo do acordo é estabelecer cooperação para o intercâmbio de alunos de graduação e pós-graduação e pesquisas na área de materiais e estruturas leves, e também aproveitar a infraestrutura do Laboratório de Estruturas Leves (LEL) do IPT, instalado no Parque.