Livro lançado em congresso no Sul tem participação de docentes da UNITAU
O livro foi elaborado com a participação de profissionais de lugares distintos como Minas Gerais, Tocantins, Rio Grande do Sul, São Paulo, Roraima e até Portugal
Discutir a relação entre o desenvolvimento e a cultura. Esse é o objetivo do livro "Outros desenvolvimentos: em destaque a cultura, relações de forças e disputas". Lançado no 11º Seminário Internacional sobre Desenvolvimento Regional, no Rio Grande do Sul, entre os dias 13 e 15 de setembro, a obra conta com a participação de três docentes da Universidade de Taubaté (UNITAU).
O organizador do livro publicado pela Editora UNITAU, Carlos Alberto Máximo Pimenta, é egresso da Universidade de Taubaté, formado em Ciências Jurídicas em 1990. Atualmente, ele ministra aulas na Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI). A obra foi escrita em parceria com diversos pesquisadores, entre eles estão três docentes da UNITAU: Profa. Dra. Suzana Lopes Salgado Ribeiro, Prof. Dr. Moacir José dos Santos e Profa. Dra. Monica Carniello, Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação.
O livro foi elaborado com a participação de profissionais de lugares distintos como Minas Gerais, Tocantins, Rio Grande do Sul, São Paulo, Roraima e até Portugal. O Prof. Dr. Carlos Pimenta, organizador do livro, explica a importância da contribuição de pesquisadores de diferentes regiões.
"Nós reunimos pesquisadores de vários lugares, que estão pensando em temas próximos, para vermos os processos de desenvolvimentos em inúmeros lugares e contribuir para as políticas públicas e sociais, a partir dessa massa de informação que foi gerada. Me sinto muito feliz de ter tido essa ideia e de reunir pessoas que estão virando referência na questão do desenvolvimento", afirma o professor.
Na obra, o leitor pode compreender a importância de saber o papel da cultura nas questões de desenvolvimento. O livro propõe o olhar do desenvolvimento para além do âmbito econômico, sugerindo que as relações interpessoais se pautem pelo coletivo e pela valorização das técnicas de saberes populares, sendo, acima de tudo, uma filosofia de vida, uma mudança de visão de mundo, incorporando outras perspectivas de sociedade, em que se respeita o outro em todos os aspectos.
Uma das parcerias para a realização do livro foi com o Prof. Dr. Moacir José dos Santos, que contribuiu com o capítulo "Limites do desenvolvimento: do campo de pesquisa às contradições do capital". Para ele, o livro traz abordagens diferentes de como é possível alcançar o desenvolvimento, considerando o bem-estar humano, a comunicação e as relações sociais. "São diversos pontos de vistas de como pensar as possibilidades do desenvolvimento, considerando as contradições econômicas e sociais contemporâneas", complementa.
Para conferir o livro lançado pela EdUNITAU, editora da Universidade de Taubaté, basta acessar esse link.