Mais de 600 estudantes do Vale do Paraíba já ingressaram em estágios técnicos pelo programa BEEM

Desde fevereiro, alunos da 2ª e 3ª séries do itinerário técnico-profissional do Ensino Médio podem se candidatar a vagas de estágio por meio do programa.


O programa BEEM (Bolsa Estágio Ensino Médio), da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP), já contratou 6,2 mil estudantes da Educação Técnica e Profissional como estagiários em todo o estado. No Vale do Paraíba, 660 alunos de cursos técnicos como administração, ciência de dados, desenvolvimento de sistemas, farmácia, hospedagem, logística e vendas já iniciaram suas atividades em empresas parceiras.
 
 
Outros mil estudantes estão em processo de entrevistas, e a expectativa da Seduc-SP é atingir 10 mil estagiários até dezembro. Desde fevereiro, alunos da 2ª e 3ª séries do itinerário técnico-profissional do Ensino Médio podem se candidatar a vagas de estágio por meio do programa.
 
Em São José dos Campos, a aluna Gabriela Neves, da Escola Estadual Professora Maria Luiza de Guimarães Medeiros, iniciou recentemente seu estágio em uma rede de hotéis. Aluna do curso técnico de administração, ela destaca que a vivência prática tem sido essencial para seu aprendizado. "?Tenho a função de auxiliar na administração do hotel, o que me permite conhecer como funciona cada setor. Isso contribui para que eu possa aplicar o que aprendo no curso técnico", afirmou.
 
Gabriela também vê no estágio um passo importante rumo ao seu sonho de ser arquiteta e ter o próprio escritório. Além da experiência, ela destaca a importância do apoio financeiro. "A bolsa vai me ajudar com despesas pessoais, como dentista, plano de saúde e também nas contas de casa", disse.
 
Bolsas e regras do programa
 
As bolsas do BEEM variam entre R$ 422,03 e R$ 851,46, dependendo do curso e da carga horária (entre 12 e 20 horas semanais). Os valores são pagos pela Seduc-SP por um período inicial de seis meses. Após esse período, a empresa onde o aluno estagia pode optar por efetivar o contrato. O governo estadual também cobre os custos de seguro contra acidentes pessoais.
 
Para participar, o estudante precisa:
 
Estar matriculado na 2ª ou 3ª série do itinerário técnico do Ensino Médio;
Ter no mínimo 16 anos;
Frequência igual ou superior a 85%;
Ter feito o Provão Paulista Seriado no ano anterior à seleção.
 
As vagas contemplam cursos oferecidos tanto pela rede estadual quanto por instituições parceiras, como o Centro Paula Souza (CPS), Senai e Senac.
 
Empresas também podem participar
 
As empresas interessadas em aderir ao programa devem seguir critérios como: oferecer auxílio-transporte, contar com supervisor técnico, ter CNPJ ativo há pelo menos seis meses, possuir no mínimo seis funcionários e estar regularizada junto à Seguridade Social e Justiça do Trabalho. As instalações também devem ser seguras e adequadas para a formação dos estagiários.
 
O processo seletivo é conduzido com o apoio do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) e inclui etapas eliminatórias e classificatórias, podendo ter entrevistas e análise curricular.
 
As inscrições para estudantes e empresas seguem abertas no site www.beem.sp.gov.br.