Marinha do Brasil forma 35 marinheiros auxiliares de convés e de máquinas

Prefeitura de São Sebastião também participa da formção desses profissionais por meio da Secretaria de Meio Ambiente (SEMAM)


A Marinha do Brasil em parceria com a Prefeitura de São Sebastião concluiu o curso de formação que habilitou 35 alunos como Marinheiro Auxiliar de Convés (MAC) e Marinheiro Auxiliar de Máquinas (MAM). O curso ocorreu de 23 de agosto a 03 de setembro e as aulas foram ministradas por profissionais habilitados da Reserva da Marinha do Brasil.

 

O objetivo foi capacitar o aluno com as competências exigidas para exercer a profissão de MAC ou de MAM, contidas nas Normas da Autoridade Marítima para Aquaviários. Os candidatos passaram por teste de aptidão física, aulas teóricas e práticas, em um total de 11 dias, com carga horária de 88 horas.

O encerramento do curso contou com a presença do Prefeito Felipe Augusto, que falou das propostas do governo municipal para incrementar o setor náutico com investimentos na qualificação de mão de obra. E, em conversa com os alunos, o prefeito anunciou a intenção da ampliação dos cursos oferecidos pela Prefeitura.

A pedido dos alunos, ficou acordado que será realizado o curso Especial de Embarcação de Passageiros (ESEP). "É assim que nós estamos atuando, estimulando, participando para gerar desenvolvimento e mais opções de trabalho", destacou o prefeito.

Este foi o segundo curso MAC realizado pela gestão. Em 2019, a Prefeitura em parceria com a Marinha do Brasil, realizou um curso pescador profissional (PP) e, em 2020, uma turma MAC.