Motoristas e monitores do transporte escolar passam por treinamento em Pinda

O objetivo é melhorar a segurança dos alunos e a manutenção da qualidade dos serviços prestados


Os motoristas e monitores que prestam serviços de transporte escolar para a Prefeitura de Pindamonhangaba, participaram de um treinamento na última terça-feira (24), no Teatro Galpão.

Participaram do treinamento 130 funcionários da empresa “Antunes e Antunes”, empresa terceirizada que presta serviço para Prefeitura, o objetivo é melhorar a segurança dos alunos e a manutenção da qualidade dos serviços prestados. Durante a capacitação, foram abordados os direitos, as normas de segurança, as atitudes recomendadas, as obrigações, os procedimentos com alunos com deficiência, o limite de afetividade, entre outros assuntos.

Segundo o responsável pelo Setor de Transporte Escolar, Lucas Ouverney, a Prefeitura fixa em contrato as exigências para a realização do serviço, de acordo com termos da Constituição Federal, ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação), entre outras leis seguidas pela Educação. E fica a critério da Prefeitura a capacitação dos monitores.

Atualmente, a Prefeitura atende 1500 alunos diariamente no transporte escolar. Sendo em torno de 800 das escolas municipais e 700 das escolas estaduais, além de alunos da APAE. O transporte é feito por vans, vans adaptadas, microônibus, microônibus adaptados, ônibus e ônibus adaptados.

O transporte é oferecido para alunos menores de 12 anos (para maiores, é utilizado o sistema de passe escolar), alunos da Rede Regular de Ensino (Infantil e Fundamental municipais e Médio estadual), moradores da zona rural em que a escola fique a mais de 2 km de distância da residência do aluno, e alunos com deficiência de locomoção. Moradores da área urbana só tem direito ao frete escolar quando não tiver vagas nas escolas municipais ou estaduais a menos de 2 km de sua residência.

Todas as informações podem ser obtidas no Setor de Transporte Escolar da Secretaria de Educação, que fica na sede da Secretaria de Educação (Avenida Fortunato Moreira, 173, centro) ou pelo telefone 3644-1574.